SBT perde campeonato importante após proposta milionária de rival

O SBT não conseguiu manter os direitos de transmissão da Copa Sul-Americana a partir de 2027. A Conmebol fechou acordo com a TNT Sports, que apresentou uma proposta financeira bem superior à da emissora da família Abravanel para o ciclo entre 2027 e 2030.

SBT perde campeonato importante após proposta milionária de rival (Imagem: Divulgação/SBT)

 

Segundo apuração da coluna, o canal do grupo Warner Bros. Discovery acertou o pagamento de cerca de US$ 45 milhões por ano, o equivalente a R$ 243 milhões na cotação atual. O valor foi decisivo para garantir o torneio continental em plataformas abertas e digitais.

Atual detentor dos direitos até 2026, o SBT ofereceu aproximadamente US$ 25 milhões anuais, cerca de R$ 134 milhões. A quantia é similar à investida feita pela emissora para adquirir jogos da Copa do Mundo de 2026, em parceria com a NSports.

A TNT Sports entrou na negociação quando o processo já estava em andamento. Além do SBT, CazéTV e Globo também disputaram o pacote da Copa Sul-Americana, mas acabaram superadas pela proposta mais agressiva da Warner.

Com o novo acordo, a TNT Sports exibirá 16 partidas da competição entre 2027 e 2030 em seu canal no YouTube, que soma cerca de 12 milhões de inscritos. Era exatamente esse pacote que o SBT tentava renovar nos bastidores.

Novo cenário dos direitos da Conmebol

O SBT ainda transmite a competição em 2026 (Imagem: Divulgação/SBT)

Além dos jogos, a Warner também garantiu o pacote de melhores momentos da Copa Sul-Americana e da Libertadores, com direito ao uso das imagens em plataformas digitais e outros meios. No mercado, havia a expectativa de que esses direitos ficassem com a Globo.

Com as definições, a Libertadores seguirá com a Globo na TV aberta e na GE tv, enquanto a ESPN ficará responsável pelas transmissões em TV paga e streaming. Já a Copa Sul-Americana será dividida entre ESPN e TNT Sports, redesenhando o mapa das competições da Conmebol no Brasil a partir de 2027.

 
 
Marina Costa
Escrito por

Marina Costa

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).