SBT pode ser condenado por exibir novela em horário inadequado

SBT

Novela mexicana “Teresa” é o pivô dos problemas judiciais do SBT (Imagem: Reprodução)

O SBT está sendo alvo de uma ação civil pública registrada pelo Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais, devido a transmissão da novela mexicana “Teresa”. Segundo o documento, a produção tem conteúdo inadequado para a faixa etária de 12 anos, anunciada na autoclassificação indicativa.

Segundo informações do MPF, se condenado, o canal de Silvio Santos terá que arcar com indenização na casa dos R$ 7,7 milhões. No entendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), produtos para menores de 12 anos devem ser exibidos somente após as 20h.

No caso de “Teresa”, cenas como agressão verbal, assédio e insinuação sexual, estigma e preconceito, produção e consumo de drogas ilícitas e até suicídio são incompatíveis com a classificação indicada pelo SBT.

Além disso, o título mexicano foi exibido no meio da tarde, por volta das 17h, o que desrespeita o estatuto. Essa foi a quinta ação movida pelo MPF contra emissoras de TV por desrespeito à legislação que visa preservar o público infantojuvenil de conteúdo inapropriado.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.