A Copa América causou um grande problema antes mesmo do seu início e em grande parte provocado pela presença política na decisão de remanejá-lo para o Brasil após as desistências de Colômbia e Argentina. O SBT, prejudicado pela debandada de anunciantes, ganhou a ajuda da Conmebol.
VEJA ESSA
Graças ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em defesa da Copa América no país em plena pandemia, marcas como Mastercard, Ambev, TLC e Diageo desistiram da competição.
Segundo o UOL, a Conmebol criou um plano alternativo com o canal de Silvio Santos em busca do equilíbrio das contas. Na abertura da Copa América no último domingo (13), o SBT garantiu a venda de cinco cotas. Betfair, Havan, Madero, CSN e Philco foram as marcas que apareceram na tela.
Conforme contrato, uma parte da receita vai para a Conmebol, um modelo diferente do executado com a Globo em 2019, na última Copa América, e em outras competições.
O SBT tem a prerrogativa de negociar suas cotas de patrocínio sozinho, mas conversa com o departamento comercial da entidade para evitar patrocinadores concorrentes dos apoiadores da competição.
Ainda de acordo com a reportagem, a entidade sul-americana fechou um orçamento de despesas de US$ 120 milhões com a Copa América, sendo US$ 4 milhões por seleção, um prêmio fixo. O vencedor, no entanto, levará US$ 10 milhões. Com o torneio mais curto, os valores de despesas devem cair.
Em editorial em defesa própria, o SBT disse que “decidiu voltar a disputar os direitos de futebol” por entender a importância do esporte na vida dos brasileiros, e destacou que “realizará a transmissão da Copa América” em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, “tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento”.
No final da nota, a empresa mostrou confiança no trabalho feito pela Conmebol.“O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores”, declarou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.