A CPI da Covid recebeu nesta quinta-feira (27) o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o nome de um famoso acabou surgindo na discussão. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) usou como exemplo Stênio Garcia para sugerir a ineficácia da vacina CoronaVac.
VEJA ESSA
A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, contra a covid-19. O veterano tomou duas doses do imunizante e Girão, então, citou que ele foi diagnosticado pela doença causada pelo novo coronavírus mesmo após ter recebido a segunda dose.
“Presidente, só para complementar, porque a gente não pode considerar como eficácia essa questão do que aconteceu hoje. Inclusive, acabei de receber aqui. O próprio Stênio Garcia também, o ator Stênio Garcia, que recebeu as duas doses e, mesmo assim, foi infectado”, afirmou o senador.
Porém, o ex-Globo foi infectado apenas quatro dias após ter tomado a segunda dose da vacina. Com isso, o artista contraiu o vírus antes do tempo indicado pelo Butantan para que o corpo produzisse uma reposta imunológica completa.
Além disso, a vacina não impede a contaminação, mas a manifestação grave da doença nos infectados. Portanto, mesmo quem já foi vacinado pode ter covid-19, porém sem sintomas pesados.
Em fala para Dimas Covas, Girão também comentou a respeito da morte do sambista Nelson Sargento. Ele faleceu na manhã de hoje (27) aos 96 anos em decorrência da covid-19, mesmo tendo tomado as duas doses.
O diretor do Instituto Butantan aproveitou o momento e esclareceu na CPI que as vacinas contra o coronavírus, como a CoronaVac, não formam um “escudo contra a doença e nem contra a mortalidade”.
Nelson Sargento estava internado no INCA (Instituto Nacional do Câncer) desde o dia 20 com um quadro de desidratação, anorexia e “significativa queda do estado geral”.
Confira a repercussão da fala do senador:
Tire o nome do Stênio Garcia da boca, seu canalha! pic.twitter.com/8u7nAwdqrR
— Leanddro. ?? (@eusoulleandro) May 27, 2021
Senador Eduardo Girão citou Nelson Sargento, que morreu hoje, e Stenio Garcia, que teriam se infectado. Diante desses dois casos, ele sugeriu que a eficácia da Coronavac está diminuindo. Dimas Covas desmentiu essa informação: “isso não é eficácia, é eficiência”.
— Igor Cavalcante (@victorigorac) May 27, 2021
1° Piroca da Fiocruz
2° fetos abortados
3° uso de Nelson Sargento e de Stênio Garcia pra invalidar a vacina.1° loucura, 2° Fake, 3° tirados de contexto.
O bolsonarismo é um esgoto se passando por água potável.— luan luss (@LuanLuss) May 27, 2021
Pro genial Girão o Stênio Garcia ter se infectado depois da vacina é evidência que a coronavac não funciona. Que vergonha.
— Leandro R. Tessler ??????? (@leandrotessler) May 27, 2021
Stenio Garcia apenas teve sintomas leves depois de ser vacinado.
Ou seja a vacina funciona gado desgraçado.
— MarcosMamute (Perfil Novo)☘️☘️ (@MamuteMarcos) May 27, 2021
Girao usando o Stenio Garcia agora pra atacar a vacina
Não é burrice, é mau caratismo mesmo #CPIdaCovid— Bic Müller (@bicmuller) May 27, 2021
O caso do Stenio Garcia teve grande repercussão justamente como comprovação que a CoronaVac FUNCIONA.
Stenio como um senhor já de idade, teve sintomas levíssimos, atingindo justamente um dos objetivos da vacina. https://t.co/HoCv5VVCMC
— Josana Morais ن #VacinaJá ? (@JosanaMorais) May 27, 2021
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]