Senador polemiza e usa Stênio Garcia na CPI da Covid para criticar a Coronavac

Stênio Garcia
Stênio Garcia é citado na CPI da Covid (Imagem: Reprodução / TV Cultura)

A CPI da Covid recebeu nesta quinta-feira (27) o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, e o nome de um famoso acabou surgindo na discussão. O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) usou como exemplo Stênio Garcia para sugerir a ineficácia da vacina CoronaVac.

A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, contra a covid-19. O veterano tomou duas doses do imunizante e Girão, então, citou que ele foi diagnosticado pela doença causada pelo novo coronavírus mesmo após ter recebido a segunda dose.

“Presidente, só para complementar, porque a gente não pode considerar como eficácia essa questão do que aconteceu hoje. Inclusive, acabei de receber aqui. O próprio Stênio Garcia também, o ator Stênio Garcia, que recebeu as duas doses e, mesmo assim, foi infectado”, afirmou o senador.

Porém, o ex-Globo foi infectado apenas quatro dias após ter tomado a segunda dose da vacina. Com isso, o artista contraiu o vírus antes do tempo indicado pelo Butantan para que o corpo produzisse uma reposta imunológica completa.

Além disso, a vacina não impede a contaminação, mas a manifestação grave da doença nos infectados. Portanto, mesmo quem já foi vacinado pode ter covid-19, porém sem sintomas pesados.

Em fala para Dimas Covas, Girão também comentou a respeito da morte do sambista Nelson Sargento. Ele faleceu na manhã de hoje (27) aos 96 anos em decorrência da covid-19, mesmo tendo tomado as duas doses.

O diretor do Instituto Butantan aproveitou o momento e esclareceu na CPI que as vacinas contra o coronavírus, como a CoronaVac, não formam um “escudo contra a doença e nem contra a mortalidade”.

Nelson Sargento estava internado no INCA (Instituto Nacional do Câncer) desde o dia 20 com um quadro de desidratação, anorexia e “significativa queda do estado geral”.

Confira a repercussão da fala do senador:

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›