Quem vai transmitir a Série B do Campeonato Brasileiro neste ano? Essa é a pergunta que não sai da cabeça do público, faltando pouco tempo para seu início.

A ESPN está em negociações avançadas para garantir, pela primeira vez na história, os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro, segundo o jornalista Caio Mounif, da “Rádio Bandeirantes”, de Goiânia.
A emissora tem conversado com a Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) desde março, e espera um anúncio oficial ainda nesta semana. Caso o acordo seja fechado, a ESPN se tornará uma nova opção para os torcedores acompanharem a segunda divisão do futebol brasileiro.
Avanços e desafios na negociação pela Série B
Ao contrário do que ocorreu na Série A, as duas ligas envolvidas chegaram a um consenso e decidiram vender os direitos da Série B de forma conjunta.
O modelo prevê a transmissão tanto na TV fechada quanto no streaming, com um pacote abrangendo todos os jogos da competição. Internamente, o acordo já é visto como praticamente fechado, com apenas ajustes finais a serem feitos. No entanto, a RedeTV! ainda está em negociações, o que pode influenciar no formato final da divisão dos direitos.
A LFU representa a maioria dos clubes da Série B, com 16 times, enquanto a Libra conta com quatro. Nos bastidores, há uma preocupação do Flamengo, que teme que essa negociação afete o modelo de divisão de receitas para a Série A, o que pode gerar impactos em futuras negociações.
Essa não é a primeira vez que a ESPN tenta adquirir os direitos da Série B. Em 2023, a emissora esteve perto de um acordo com a Brax, mas a Globo renovou com SporTV e Premiere.
No ano seguinte, os direitos foram divididos entre Band, TV Brasil, Canal Goat, SporTV e Premiere, sem a participação da ESPN.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]