Sessão da Tarde vai acabar em 2026? Saiba a decisão estratégica da Globo

A Globo já definiu parte da estratégia de programação para 2026 e, pela primeira vez em muitos anos, a tradicional Sessão da Tarde será suspensa temporariamente. A mudança acontecerá em fevereiro daquele ano, para dar espaço à transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que serão realizados na Itália. 

Sessão da Tarde vai acabar em 2026? Saiba a decisão estratégica da Globo (Imagem: Divulgação/Globo)

 

A faixa de filmes, que há décadas é um dos pilares da programação vespertina da emissora, vai ceder lugar ao evento esportivo durante parte do mês. A decisãotem como objetivo aproveitar o interesse crescente do público brasileiro pelas competições de inverno, que vêm registrando bons índices de audiência.

Segundo O Tempo, a Globo quer testar o desempenho do evento no período vespertino, apostando no alcance e na possibilidade de aquecer o horário com esporte ao vivo. 

A emissora confirmou que a transmissão ao vivo dos Jogos de Inverno será concentrada entre 15h30 e 16h45 (horário de Brasília), justamente a faixa onde normalmente são exibidos os filmes do Sessão da Tarde. Com isso, a grade será adaptada para acomodar o evento, que reúne modalidades como patinação artística, esqui, snowboard e hóquei no gelo.

O período em que ocorrerá a mudança, de 6 a 22 de fevereiro de 2026, é considerado estratégico para a Globo, que costuma ter forte movimentação na programação. Além disso, a suspensão é pontual, e a Sessão da Tarde retorna normalmente após o fim da cobertura esportiva. 

Cobertura intensa no mês do Carnaval

2026 será o ano dos esportes e grandes eventos (Imagem: Divulgação/Globo)

A grade da Globo em fevereiro de 2026 será dominada por grandes eventos. Além dos Jogos Olímpicos de Inverno, a emissora também terá a responsabilidade de transmitir os desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo, além da tradicional apuração das escolas.

Com a agenda esportiva e carnavalesca concentrada no mesmo mês, a Globo aposta em duas grandes paixões brasileiras, esporte e Carnaval, para manter a liderança de audiência, mesmo abrindo mão temporariamente de um de seus produtos mais reconhecidos.

 
 
Marina Costa
Escrito por

Marina Costa

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).