Sikêra Jr estreia agradando bolsominions e tiozão do zap

Sikêra Jr
Sikêra Jr leva elenco circense para o Alerta Nacional (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Finalmente o polêmico Sikêra Jr estreou o seu Alerta Nacional na RedeTV!. A atração elevou para cerca de um ponto a audiência da faixa das 18h às 19h30, na Grande SP. O índice pode parecer baixo, mas é comemorado com fogos diante dos padrões do canal de Osasco. O apresentador, que é sucesso de memes nas redes sociais, conseguiu atrair para si a atenção e ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Sikêra, célebre por posicionamentos conservadores em um telejornal policial circense no Amazonas, parece que continuará focando no público-alvo de costume: o tiozão que acredita em notícias do “zap zap” e clica em qualquer link chamativo no Facebook. Um presidente da República já foi eleito utilizando a mesma estratégia…

O ponto positivo da atração é que pela primeira vez em muitos anos um jornalístico de relevância nacional é gerado fora do Eixo Rio-SP. O Alerta Nacional faz questão de dar destaque para o noticiário regional, tendo perspectiva de sucesso sobretudo no Norte/Nordeste.

O programa é tosco, tem baixa qualidade técnica e envergonha jornalistas profissionais. As reportagens mais parecem colagens de vídeos do YouTube, sem ao menos um padrão de canoplas nas afiliadas. Por outro lado, não se pode exigir nada além disso, já que foram exatamente essas qualidades que fizeram Sikêra ser um fenômeno. Ratinho também começou assim na TV.

A novidade, apesar dos pesares, pode ter um futuro promissor e resolver o problema de audiência dos finais de tarde e início das noites na RedeTV!. Teria um desempenho melhor, inclusive, se fosse exibido colado com o A Tarde é Sua de Sônia Abrão. Melhor isso do que arrendamento para igrejas. Sikêra parece ter chegado para ficar.

CONTINUE LENDO →

Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. Foi por cerca de dois anos editor-chefe do site Varela Notícias, de Raimundo Varela, apresentador da Record Itapoan. Já foi colunista do RD1 anteriormente, por seis anos. Atualmente é repórter de política do jornal Tribuna da Bahia e do site BNews.

ALERTAS GRATUITOS