Site Metrópoles, que expôs caso de Klara Castanho, é parceiro do TV Foco, conhecido por fake news

Klara Castanho
Caso Klara Castanho provocou atitude polêmica do site Metrópoles e retratação; portal tem sido criticado por parceria com o TV Foco (Imagem: Divulgação)

O site Metrópoles foi alvo de muitas críticas nas redes sociais após uma atitude polêmica no último final de semana. Depois que Klara Castanho veio à público relatar que engravidou e fez a doação de um bebê, fruto de um estupro, o colunista Leo Dias – que trabalha no portal – divulgou uma matéria expondo dados sigilosos no caso.

Após a repercussão negativa, o próprio jornalista e a direção do Metrópoles publicaram pedidos de desculpas à artista. Esta, porém, não é a única polêmica envolvendo o site. Recentemente, a empresa fechou uma parceria importante com o TV Foco, muito conhecido por fake news e títulos sensacionalistas.

O portal não chegou a divulgar o acerto, deixou isso “oculto” para o público, mas mantém o site de celebridades como seu “autor”, como pode ser visto aqui.

No Twitter, inclusive, desde o fim de semana, muitos têm lembrado dessa parceria “Só uma lembrança: o Metrópoles é parceiro do TV Foco”, comentou um perfil. “Metrópoles lucra e é cúmplice de tudo isso que aconteceu. Não à toa tem parceria com coisas como o TV Foco. Não é uma situação de exceção. É método”, disse outro.

As matérias do TV Foco, que é conhecido e criticado por especialistas e veículos por fake news, são vinculadas também no Metrópoles, que rentabiliza e impulsiona pra mais gente os conteúdos. Ou seja, essa parceria, mesmo oculta, corrobora com os números do grande portal.

Para se ter uma noção, entre os parceiros do Metrópoles, o ‘Foco’ é quem mais se aproxima da audiência própria do portal, de acordo com os dados do SimilarWeb.

Segundo especialista em publicidade online, nesse tipo de parceria, a audiência do TV Foco é somada ao do Metrópoles na ComScore, principal empresa de medição de dados da internet para o mercado publicitário, o que facilita acordos e a rentabilização das páginas.

Algumas polêmicas envolvendo o TV Foco

O site de celebridades já se envolveu em várias polêmicas, mas diariamente costuma causar nas redes sociais com seus títulos bem chamativos. Em um caso, por exemplo, o TV Foco declarou: “Demissão de César Tralli é confirmada e apresentador do Jornal Hoje tem reviravolta após se debulhar em elevador”. O apresentador do JH, porém, segue no ar na Globo.

“Discreta, Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, assume de vez relação com jornalista: “Ninguém sabia””, foi outra manchete usada pelo site, que apenas disse no decorrer do texto que se tratava da relação da âncora com o jornalista Melchiades Filho. Um detalhe, a relação, que foi “assumida de vez”, tem mais de 30 anos.

O caso mais emblemático envolvendo o portal ocorreu em 2019, quando um dos redatores publicou o texto: “Isis Valverde mostra os peitos em foto íntima e faz grande anúncio: ‘Hoje tem'”. A matéria era sobre uma foto da artista amamentando. A publicação irritou famosos e provocou um enorme prejuízo para a imagem do site.

Posicionamento do Metrópoles no caso de Klara Castanho

No sábado (25), logo depois que a jovem divulgou uma carta aberta em seus perfis nas redes sociais, o colunista Leo Dias publicou o nome da famosa e dados do nascimento da criança, incluindo hora e local de nascimento. O sigilo, porém, é resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O conteúdo foi deletado pouco mais de duas horas depois. Em texto, o site garantiu: “Em relação à Klara Castanho, praticamos mau jornalismo”.

“Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança”, declarou.

“Assim como os demais colunistas do Metrópoles, Leo Dias tem autonomia para publicar suas informações. Muito embora o portal faça uma ressalva de que o conteúdo dos colunistas não reflete, necessariamente, a posição do veículo, é claro que, se publicamos o colunista em nossa página, temos responsabilidade pelo conteúdo veiculado”, ressaltou ainda a nota.

O texto do site completou: “Em um veículo que publica em torno de 400 conteúdos por dia, erros, lamentavelmente, podem ocorrer. Tanto de informação, quanto de avaliação. E, em geral, somos rápidos em fazer o que for preciso para reparar os eventuais equívocos”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.