Sob nova direção, CNN Brasil vive caos e jornalistas fazem grave acusação

CNN Brasil

CNN Brasil enfrenta climão nos bastidores após nova linha editorial (Imagem: Divulgação / CNN Brasil)

Jornalistas da CNN Brasil relataram um problema sério nos bastidores do canal de notícias. O Sindicato de Jornalistas descobriu que depois que o empresário João Camargo chegou à Presidência do Conselho, no final de 2022, tudo mudou.

Em nota, o sindicato alertou que tomou conhecimento de “tentativas inaceitáveis de interferência empresarial no trabalho jornalístico dos profissionais”, e acrescentou que demissões teriam ocorrido “logo após reportagens ou comentários que teriam desagradado membros dos Poderes da República”.

CNN Brasil tem caos no dia 1º de junho

No primeiro dia deste mês, o CNN 360, comandado por Daniela Lima divulgou a notícia de que a PF havia encontrado um cofre com R$ 4 milhões em dinheiro vivo na casa de um ex-assessor de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

A notícia recebeu uma nova informação após errata feita pela PF. A direção da CNN, que em maio expôs um antigo aliado de Bolsonaro, passou a exigir a revelação do nome de quem havia passado a informação do cofre.

O sindicato alegou que trata-se de uma tentativa de quebra do sigilo de fonte, a base do trabalho jornalístico.

O nome foi descoberto, por vias não reveladas, e a alta cúpula passou a pressionar os jornalistas para a divulgação da identidade da fonte.

No dia 5 de junho, Arthur Lira participou de um jantar da Esfera Brasil, com João Camargo como presidente do Conselho de Administração.

O sindicato dos profissionais apontou a situação como muito grave os fatos apresentados pelos profissionais e manifestou repudio pela prática e constrangimento impostos.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].