Anitta garantiu o primeiro lugar no ranking global do Spotify por causa de Envolver. Seguindo o protocolo da plataforma de música, o feito histórico da cantora brasileira se tornou alvo de investigação.
VEJA ESSA
Em março, a artista alcançou a primeira posição no ranking Daily Top 50 Global, algo inédito para um nome da música nacional.
No dia, Envolver foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes. A música chegou ao incrível número de 146 milhões de reproduções até esta quarta-feira (13).
Na época da conquista, Anitta conversou com o Fantástico e agradeceu o carinho e trabalho dos fãs em busca dos números na plataforma de música. Até William Bonner, no Jornal Nacional, comentou sobre a vitória da cantora.
Em nota ao UOL, o Spotify informou: “Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma”.
Plataforma descarta perseguição contra Anitta
O Spotify explicou que a ação foi tomada como parte de um processo interno e que em nenhum momento tomou a decisão como forma de perseguição ao feito inédito de Anitta:
“Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível para o seu trabalho”.
“A integridade disso é incrivelmente importante para nós, porque um fluxo ilegítimo significa que há artistas honestos e trabalhadores do outro lado que são afetados”, declarou.
Ao UOL, a equipe de Anitta se manifestou: “Ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.