Streaming avança com força no Brasil e cresce muito mais que TV aberta

Luiz Fábio Almeida

09/06/2023

Streaming

Sintonia é um dos sucessos da Netflix no Brasil (Imagem: Divulgação / Netflix)

As plataformas de streaming continuam crescendo no Brasil e “roubando” espaço da TV aberta e fechada. A audiência do mês de maio, por exemplo, apontou um crescimento de 13% da audiência das plataformas digitais quando se comparado maio de 2022 no PNT, que é o Painel Nacional de Televisão

O aumento observado pelo conjunto das plataformas, que conta também com o YouTube, por exemplo, é maior do que qualquer emissora tenha registrado no mesmo período.

Em maio de 2022, as plataformas somavam 7,8 pontos na média/dia (07h às 24h). Desta vez, anotaram 8,8 pontos, além de 21,2% de share, o que demonstra uma grande participação no cotidiano dos brasileiros que estão assistindo à TV.

Em comparação com abril, o mês de maio de 2023 representou para o streaming uma queda 3%, fechando em 8,8 pontos de média (07h às 24h), o que corresponde a 21,2% de share. No mesmo período, para se ter uma ideia, a Globo ficou com 34,4% de share, Record com 11,9% e SBT com 8,3%.

Já em relação a pontos de audiência, n PNT, a emissora carioca teve 14,3 pontos na média/dia, a Record com 4,9 pontos, o SBT com 3,4 e os canais pagos com 3,4 pontos. Ou seja, se o conjunto de plataformas digitais fosse uma emissora de TV, ela estaria na vice-liderança.

Netflix crava estreia de nova temporada de série brasileira

Falando no streaming, a Netflix confirmou quando o público de Sintonia verá a aguardada quarta temporada. A estreia será no dia 25 de julho.

Nesta nova fase, Rita (Bruna Mascarenhas), Nando (Christian Malheiros) e Mc Doni (Jottapê) iniciam um novo momento de suas vidas depois do fatídico final dos últimos episódios, que os colocou no meio do fogo cruzado.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]