Sucesso no exterior, Avenida Brasil ganha versão inédita na Turquia

Paulo Carvalho

17/10/2023

Avenida Brasil

Débora Falabella interpreta Nina em Avenida Brasil; Globo vende direitos da novela (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo vendeu os direitos de produção de um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia. Avenida Brasil, produzida originalmente em 2012, virou uma das apostas da Ay Yapim, uma das produtoras mais importantes da Turquia.

O acordo inédito permitirá que a marca estrangeira faça uma história baseada no texto de João Emanuel Carneiro, mas com a Globo como consultora, segundo a Variety. A revista especializada definiu o canal como “gigante da mídia”.

Vale ressaltar que Avenida Brasil foi vendida para 140 países em 11 anos de existência. A emissora da família Marinho chegou ao entendimento que uma adaptação alavancaria a produção original no exterior.

A produtora Ay Yapim produziu diversos sucessos internacionais, como Fatmagul, que foi ao ar no Brasil na programação da Band em 2015.

Globo celebra a sua maior novidade da história da teledramaturgia da emissora com Avenida Brasil

Impactado, João Emanuel Carneiro, considerado para a faixa das 19h em 2024, comentou que a notícia foi uma surpresa deliciosa e que Avenida Brasil ganhou a primeira adaptação num país apaixonado por produções do gênero.

Por meio de Angela Colla, head de negócios internacionais e coproduções, a Globo pontuou que colocou foco nos últimos meses para a venda de formatos para levar produções da casa a novos públicos e de diferentes formas.

Em 2010, a Globo autorizou a adaptação de O Clone (2001) como El Clon. A Telemundo, a segunda maior emissora de língua espanhola, fez Jugar Com Fuego (2019), versão de Amores Roubados (2014), e Marido en Alquiler (2013), com base em Fina Estampa (2011).

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].