Uma história sobre família, amor e luta! Entre tantos enredos paralelos, típicos das novelas das nove, a trama promete ser uma montanha russa de emoções, com os altos e baixos de seus protagonistas. O que mais podemos esperar de Terra e Paixão?
Não serão raros os capítulos em que os sentimentos dos personagens estarão à flor da pele.
Na visão de seu autor, Walcyr Carrasco, Terra e Paixão terá uma trama clássica – daquelas que estão imersas em amor e ambição, – sem abrir mão do cenário contemporâneo, cercado de tecnologia em harmonia com a vida no campo.
Afinal, a novela busca mesclar em seu enredo a democratização da tecnologia agrária, que tanto tem facilitado o cultivo e manejo das grandes plantações, e como a população do campo se adapta à essa nova realidade.
“A ideia é mesclar o moderno e o novo em um olhar novo […] E isso só tem sentido quando falamos da vida das pessoas, do amor, da esperança, que são base para profundas emoções”, explica Walcyr Carrasco.
Namoro lésbico
A equipe de produção por trás de Terra e Paixão já confirmou à imprensa que haverá um romance entre duas mulheres.
O casal será encarnado pelas atrizes Renata Gaspar (que fez Stephany em Um Lugar ao Sol) e Camila Damião (a Eunice no filme Marte Um).
Conforme informações antecipadas pela jornalista Patrícia Kogut, Renata viverá Mara, dona de uma transportadora que é casada com Elias (Lourinelson Vladmir), um homem abusivo.
À medida que a trama se desenrola, ela se envolverá em um romance com uma mulher mais jovem, Menah (vivida por Camilla).
Menah será a irmã de Jonata (Paulo Lessa), um dos protagonistas de Terra e Paixão, que será primo de Aline (Barbara Reis) e a ajudará a ter sucesso como produtora rural na região.
A personagem de Aline também será interesse amoroso dos irmãos Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond), filhos de Antônio La Selva (Tony Ramos), influente produtor agropecuário que deseja tomar as terras da mocinha e que é casado com Irene (Gloria Pires), a grande vilã da novela – que promete causar bastante!
Preconceito contra personagem Albino de 10 anos
Com apenas 10 aninhos, o ator Felipe Melquiades foi confirmado no elenco da produção após passar em um teste da emissora. Ele será Cristian, filho dos personagens vividos por Débora Falabella e Ângelo Antonio.
Cristian tem albinismo e sofrerá com o sol forte do Mato Grosso do Sul, onde a trama se passa. Mas, pior do que a insolação, o garoto terá que conviver com o bullying na escola – fruto da incompreensão e preconceito dos seus colegas com relação à sua condição genética.
Felipe Melquiades é estreante na TV Globo e afirma que a oportunidade de estar na novela das nove é a realização de um sonho.
Sem dúvida, estrear na televisão encarnando um personagem tão relevante em horário nobre – e com apenas dez anos!, – é um excelente começo de uma carreira que promete ser meteórica.
Interpretação de Susana Vieira aos 80 anos
Aos 80 anos, sendo 61 deles dedicados à carreira de atriz, Susana Vieira está pronta para mais uma novela após quatro anos distante da teledramaturgia.
Desde Éramos Seis, de 2019, Susana não atuava na emissora que transmitiu grande parte de seus sucessos desde a década de 1970.
Em Terra e Paixão, a atriz interpretará Cândida, dona de um bar localizado na fictícia cidade de Nova Primavera. Mulher de personalidade única, Cândida será próxima de Caio (interpretado por Cauã Reymond), uma vez que era amiga da falecida mãe do personagem.
Além disso, a comerciante guardará dois segredos importantíssimos ao longo da novela: o passado de Irene (Glória Pires) e uma verdade não dita a respeito da mãe de Caio.
Para Susana Vieira, sua personagem é “muito diferente” de tudo o que ela já encarnou em sua carreira, destacando o fato de Cândida ser uma mulher extremamente conhecida na cidade fictícia de Nova Primeira. “Ela nasceu e cresceu ali, se dá ou já se deu com todos ali, até com quem já morreu”, afirmou a atriz ao jornal O Globo.
Áspera, astuta, mas também muito generosa, a dona de bar é uma “mãezona” com muitas responsabilidades, inclusive ser a “mãe de coração” do personagem de Cauã Reymond, que vira e mexe buscará conselhos dela.
Novela mais comprida que O Pantanal
Travessia – a novela anterior à Terra e Paixão, – amargou números de audiência abaixo do esperado ao longo de todo o seu enredo, além de ter tido uma constante repercussão negativa nas redes sociais.
Para superar o relativo fracasso de Travessia, a TV Globo decidiu encurtar a trama em duas semanas, ao mesmo tempo em que resolveu acelerar a produção de Terra e Paixão.
Assim, a novela escrita por Walcyr Carrasco estreia no dia 8 de maio.
Em meio às alterações no calendário das novelas, Terra e Paixão ganhou 12 capítulos a mais do que o previsto: em vez de 209 episódios, serão 221 – o maior folhetim das 21h desde Amor à Vida, de 2013 (e bem à frente de Pantanal, que teve 167 capítulos).