Travessia amarga posição difícil no ranking das novelas das 9 dos últimos 10 anos

Travessia

Travessia rende recorde negativo de audiência na Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

Em exibição na faixa nobre da Globo desde 10 de outubro, Travessia se tornou a maior dor de cabeça da emissora carioca desde o fim de Um Lugar ao Sol. De quebra, a trama escrita por Gloria Perez ganhou o título de uma das piores audiências da história das novelas das 9.

No ar na faixa das 21h30 e depois de 66 capítulos, Travessia só perdeu de Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo, entre os folhetins com pior início no horário nobre do canal líder de audiência, segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL.

A trama de Gloria Perez angariou apenas 23,2 pontos de média e 38% de share (número de televisores ligados) na Grande São Paulo, a praça mais importante para o mercado publicitário. No mesmo período, Um Lugar ao Sol somou 22,3 pontos e 35% de participação.

Entre as 10 novelas menos vistas em 66 capítulos, Travessia superou Babilônia (25,4 pontos e 39%), A Regra do Jogo (25,5 e 37%), A Lei do Amor (26,0 e 37%), a reprise de Império (26,9 e 40%), O Sétimo Guardião (27,5 e 42%), Velho Chico (28,3 e 41%), a primeira fase de Amor de Mãe (29,1 e 44%) e a reprise de A Força do Querer (29,2 e 43%).

Travessia soma recorde negativo da histórico do horário

Na véspera de Natal, a trama estrelada por Lucy Alves, Jade Picon e Chay Suede somou apenas 14,7 pontos de média, recorde negativo jamais visto na história do horário. Até aqui, o melhor resultado de Travessia ocorreu na estreia, com 26 pontos de média.

A Globo acionou Walcyr Carrasco e iniciou a pré-produção de Terra Vermelha, a próxima novela da faixa, com Gloria Pires, Tony Ramos, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Agatha Moreira e Bárbara Reis nos papéis principais.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].