Jornalistas da Globo ficaram visivelmente emocionados nos bastidores do canal após o anúncio oficial da vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo vazados nas redes, os funcionários do Jornalismo do canal ficaram sensibilizados e feliz pela derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL).
VEJA ESSA
O atual governo foi o maior rival político da história da Globo e a comemoração dos jornalistas na Redação do canal no Rio de Janeiro foi vista como um alívio. O vídeo em questão viralizou por apoiadores de Bolsonaro, irritados com a derrota.
Nas imagens vazadas e divulgadas pelo site Notícias da TV, a alegria dos colaboradores da Globo surge com a virada de Lula sobre Bolsonaro na apuração das urnas feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A virada ocorreu por volta das 19h, duas horas após o início da marcha. Quase uma hora depois, às 19h57, a Justiça eleitoral anunciou a vitória do petista.
Um jornalista diz no vídeo que Bolsonaro é o “primeiro presidente que não vai ser reeleito”. Outro afirma que “acabou o inferno”. André Trigueiro, comentarista ligado ao meio ambiente aparece abraçando um colega.
Por meio de nota, Globo não aprova atitude de jornalistas
Por meio de comunicado oficial, a Globo expõe seu número de colaboradores, 15 mil ao todo, sendo 1.500 profissionais que atuam diretamente no Jornalismo.
A assessoria destaca que a empresa não tem controle sobre as escolhas eleitorais dos seus contratados e muito menos das suas manifestações privadas.
Contudo, o canal da família Marinho lamenta que isso tenha acontecido no ambiente de trabalho, mas frisa que o episódio tenha participação de um pequeno grupo de pessoas e por alguns segundos, e que estes tenham esquecido as normas e práticas da empresa.
A empresa salienta ainda que os brasileiros testemunharam ao longo de toda a cobertura eleitoral a isenção da cobertura jornalística da Globo.
Confira a repercussão na web:
Redação da TV Globo celebrando o fim da apuração política #Eleicoes2022
🎥 IG pic.twitter.com/EBQETKjKQF
— RD1 (@rd1oficial) October 31, 2022
— Gabriel Vaquer 2 – A Missão (@bielvaquer2) October 31, 2022
Gente, que coisa mais linda! Eles finalmente serão respeitados como jornalistas. https://t.co/j5UbBFHq47
— Uma Gay Little Monster 🦄 (@theonlyitalo) October 31, 2022
André Trigueiro… Amo ❤️ https://t.co/WK3SPBE4Rb
— Ellen (@eldoll) October 31, 2022
chocado com a algazarra no JN kkkkkkkkkk https://t.co/NPNpCDGbXT
— Alvinho (@AlvaroPenerotti) October 31, 2022
Todos tem direito de comemorar, lembrem os Minions comemoraram em 2018. Além disso mesmo sendo jornalistas todos são humanos e tem direito de expressar sua alegria, além de terem expressado sua liberdade no voto. Se mantiveram fazendo seu trabalho num dia de plantão otimamente. https://t.co/fqLJqHdhwT
— Crystopher Leforte (@Crys_leforte) October 31, 2022
Só quem é jornalista e sofreu ataques ao longo de 4 anos, minoria (gay, mulher, negro, índio) consegue entender esse sentimento.
Eu também comemorei muito ontem! https://t.co/kY8BVZ2TWj— Willian 13 ⭐❤️ (@willian_bressan) October 31, 2022
Redação da Globo: https://t.co/svIbvEVkFD
— Jonathan Martins (@jonathanmbruno) October 31, 2022
Esse era o clima do Brasil que deseja respirar democracia novamente. Acabou a barbárie e a política d ódio https://t.co/DOK4wxjRv6
— Boni Max (@BoniMax7) October 31, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].