Volta de Novo Mundo e Totalmente Demais afastam público da Globo

Novo Mundo
Isabelle Drummond (Anna) e Letícia Colin (Leopoldina) em Novo Mundo; Fábio Assunção (Arthur) em Totalmente Demais: reprises estreiam em baixa (Imagens: Raquel Cunha – Renato Rocha Miranda / Globo)

Com os trabalhos de seus estúdios suspensos – medida adotada para conter a pandemia de coronavírus –, a Globo foi obrigada a recorrer às edições especiais de Novo Mundo (2017) e Totalmente Demais (2015) para substituir Éramos Seis e Salve-se Quem Puder. As duas produções, porém, estrearam em baixa na audiência, no comparativo com a semana anterior, com os primeiros capítulos das novelas que as antecederam e, no caso da trama das 18h, com a exibição original.

Nesta segunda-feira (30), Novo Mundo registrou 19,9 pontos – o menor desempenho do horário desde Sete Vidas (2015), com 19,8. Em março de 2017, então no ar pela primeira vez, o folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão acumulou 22,7 de média. Éramos Seis estreou com 23,6 pontos; na segunda-feira passada (23), o enredo assinado por Ângela Chaves alcançou 24,4.

Cabe salientar que a reprise das 18h ficou abaixo de Avenida Brasil (2012) em Vale a Pena Ver de Novo. Com a busca de Carminha (Adriana Esteves) pelas fotos que Nina (Débora Falabella) fez dela, em ato sexual com Max (Marcello Novaes), a reapresentação amealhou 20,7 de média. Também de Malhação – Toda Forma de Amar, que, destacando a vitória de Rui (Rômulo Arantes Neto) na disputa pela guarda de Nina com Lígia (Paloma Duarte), anotou 20,1.

Totalmente Demais, por sua vez, marcou 26,5 pontos – a menor desde Verão 90 (2019), com 23,6. Em novembro de 2015, a narrativa desenvolvida por Paulo Halm e Rosane Svartman assegurou 26,5. Salve-se Quem Puder, escrita por Daniel Ortiz, atingiu 27,9 de média no primeiro capítulo; na última segunda, foram 32,5. Todos os dados são referentes a Grande São Paulo.

Cabe lembrar que Novo Mundo ocupou a vaga reservada para Nos Tempos do Imperador, dos mesmos autores. A novela estava com estreia agendada para dia 30, quando as gravações foram interrompidas por conta da paralisação dos estúdios. Já Totalmente Demais permanece às 19h até a retomada dos trabalhos de Salve-se Quem Puder.