Wagner Moura participou do Altas Horas, da Globo, deste sábado (13), e novamente falou sobre a demora para lançar o filme Marighella. O longa dirigido pelo ator conta a história de Carlos Marighella, líder revolucionário, político, escritor e guerrilheiro vivido por Seu Jorge.
VEJA ESSA
O filme começou a ser rodado no final de 2017 e foi lançado em 2019 no Festival de Cinema de Berlim. Por causa da pandemia da Covid-19, só agora é que Wagner conseguiu estrear o longa aqui no Brasil.
O artista, então, ressaltou que é muito familiar ao guerrilheiro e foi graças à neta de Marighella que ele resolveu retratá-lo no cinema:
“Eu era marighellista durante a adolescência na Bahia, no mundo universitário e acadêmico. Sou muito amigo de Maria Margihella, neta de Marighella e atriz. Mário Magalhães escreveu a biografia, Maria me deu o livro e me incentivou a fazer o filme. Queria devolver para o imaginário brasileiro a figura desse homem importante para a nossa história“.
Questionado por Serginho Groisman, Wagner Moura falou sobre o assunto ao ser perguntado se a pandemia havia, de alguma forma, atrapalhado o filme.
“Atrapalhou o lançamento, a filmagem não“, começou o famoso, completando que o filme foi primeiro exibido no Festival de Berlim, mas que ele queria que ele também tivesse sido exibido aqui na mesma época.
“Quando você vê o governo federal empenhado em impedir o lançamento de um filme, tem algo de errado“, completou o artista, relembrando que as dificuldades para o filme vieram logo após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falar sobre “filtragem na Ancine”.
Confira:
Marighella com Wagner Moura tá disponível no cinema #AltasHoras pic.twitter.com/O1BTJ2io6y
— Allan em ? (@limalblue) November 14, 2021
Wagner Moura cantando sofrência no #AltasHoras um homem multifacetado que come acarajé no MST (polêmica) e dirigi filme sobre comunista Marighella. O auge! ??????
— Gás Nobre (@Helinhi) November 14, 2021
“Ela é a luz do filme” Wagner Moura sobre Adriana Esteves em #Marighella
ADRIANA NO ALTAS HORAS #AltasHoras
— l. (@passarodefog0) November 14, 2021
Não deu tempo do Wagner Moura falar que o Eduardo Bolsonaro encheu o saco por causa de camarão na marmita.#AltasHoras
— Rhangel (@RhangelRibeiro) November 14, 2021
Adriana Esteves e Wagner Moura no #AltasHoras !
Bananinha Bolsonaro pira!— FORA BOLSONARO CHAMPIONS (@Copa2022Vem) November 14, 2021
Wagner Moura detonando a censura e a perseguição do governo Bolsonaro ao seu filme. #AltasHoras
— Maurício Costa (@MaurcioCosta3) November 14, 2021
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]