William Bonner voltou a surpreender o público do Jornal Nacional, da Globo, nesta quarta-feira (20), ao criticar a diplomacia do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O âncora se posicionou para falar da relação do Brasil com a Índia e a China.
VEJA ESSA
“Neste momento, o Brasil depende da Índia para receber vacinas, e depende da China para receber matéria-prima de vacinas. Não é uma situação confortável por causa dos rumos que o governo Bolsonaro deu à nossa diplomacia”, declarou o apresentador.
William Bonner foi ainda mais enfático e disparou: “O presidente e seu ministro das Relações Exteriores minaram as relações com esses países e ainda apostaram tudo em um alinhamento com Donald Trump”.
Na sequência, o JN apresentou uma reportagem para mostrar os problemas nas relações do Brasil com antigos aliados, que agora são necessários para a fabricação de vacinas contra a covid-19.
A matéria lembrou, por exemplo, que, em outubro do ano passado, na formatura de novos diplomatas, no Itamaraty, o chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, incentivou os formandos a romper o que chamou de “barreira da mediocridade”, ao se referir à diplomacia tradicional.
Além disso, na época, ele defendeu o alinhamento do governo Bolsonaro com o do então presidente americano Donald Trump. Com isso, ele declarou que não se importava em o Brasil se tornar um pária do mundo.
Nesta quarta-feira (20), em reunião com deputados da Comissão de Combate à Covid, Ernesto Araújo, no entanto, negou uma crise com a China em relação às vacinas.
E o William Bonner continua fazendo tudo!#JornalNacional #JN pic.twitter.com/LqX258BDKJ
— Luiz Ricardo (@excentricko) January 20, 2021
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]