William Bonner surpreende e detona diplomacia do governo Bolsonaro no JN

William Bonner
William Bonner detonou atitude do governo Bolsonaro com países aliados (Imagem: Reprodução/ Globo)

William Bonner voltou a surpreender o público do Jornal Nacional, da Globo, nesta quarta-feira (20), ao criticar a diplomacia do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O âncora se posicionou para falar da relação do Brasil com a Índia e a China.

“Neste momento, o Brasil depende da Índia para receber vacinas, e depende da China para receber matéria-prima de vacinas. Não é uma situação confortável por causa dos rumos que o governo Bolsonaro deu à nossa diplomacia”, declarou o apresentador.

William Bonner foi ainda mais enfático e disparou: “O presidente e seu ministro das Relações Exteriores minaram as relações com esses países e ainda apostaram tudo em um alinhamento com Donald Trump”.

Na sequência, o JN apresentou uma reportagem para mostrar os problemas nas relações do Brasil com antigos aliados, que agora são necessários para a fabricação de vacinas contra a covid-19.

A matéria lembrou, por exemplo, que, em outubro do ano passado, na formatura de novos diplomatas, no Itamaraty, o chefe da diplomacia brasileira, Ernesto Araújo, incentivou os formandos a romper o que chamou de “barreira da mediocridade”, ao se referir à diplomacia tradicional.

Além disso, na época, ele defendeu o alinhamento do governo Bolsonaro com o do então presidente americano Donald Trump. Com isso, ele declarou que não se importava em o Brasil se tornar um pária do mundo.

Nesta quarta-feira (20), em reunião com deputados da Comissão de Combate à Covid, Ernesto Araújo, no entanto, negou uma crise com a China em relação às vacinas.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›