YouTube supera a audiência de SBT e Record e vira “ameaça” para a Globo em 2024

Globo
Globo ganha nova rival na briga pela audiência no país, o YouTube (Imagem: Divulgação  – Globo – YouTube / Montagem – RD1)

Em janeiro deste ano, a TV aberta conquistou 69,2% da audiência, contra 30,8% das plataformas digitais. Dentro do cenário, somente a Globo acumulou 27,1% de share (número de televisores ligados).

O YouTube ficou em segundo lugar no ranking geral, com 14,2%, numa diferença de apenas 12,9% para a Globo. As informações são do jornalista José Armando Vannucci, do portal Alta Definição.

A Record, vice-lider de audiência entre os canais de TV, veio em terceiro lugar, com 8,6%, e o SBT ocupou a quinta posição, com 6,0%, atrás da TV por assinatura, que angariou 6,1%.

YouTube atropela a Netflix

No restante do ranking, a Netflix, com 3,8%, o TikTok, com 3,1%, o Globoplay, com 1,0%, o Prime Vídeo, com 0,6%, e a Record News, com 0,3%, fechando o top 10 do primeiro mês de 2024.

Vale lembrar que o primeiro mês do ano ainda sofre com o reflexo das férias de fim de ano e do período pré-Carnaval. As principais emissoras do país, em especial o SBT, só devem lançar as grandes novidades da grade de 2024 entre o final de fevereiro e o decorrer de março.

A Globo é a única com o carro-chefe da sua programação no ar: o remake de Renascer. A trama das 21h tem oscilado entre 26 e 28 pontos de média, com mais que o dobro de Record e SBT no horário.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].