Uma das jornalistas mais consagradas e queridas pelo público, Zileide Silva revelou durante o Em Pauta, da GloboNews, na última quarta-feira (3), que foi vítima de racismo por uma funcionária da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na época em que trabalhava como repórter na TV Cultura.
VEJA ESSA
“Tenho uma experiência já repórter, da TV Cultura de São Paulo. Eu fui até a FIESP, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, você conhece muito bem Heraldo, a Maju também, para entrevistar o presidente”, recordou, no início da sua participação no jornalístico.
A secretária do presidente ignorou Zileide propositalmente: “Eu estava com um cinegrafista branco, Ricardo, loiro de olhos azuis. Eu entrei e a secretária não se dirigiu a mim, ela só conversou com o Ricardo. De repente, a porta abriu e saiu o presidente da FIESP, veio e me deu um abraço: ‘Zileide, que ótimo você aqui!'”.
A ficha da racista caiu: “Só olhei para a cara dela, ela completamente constrangida. O que eu fiz, Heraldo? Eu levantei o nariz porque não dá para aceitar esse tipo de situação em nenhum momento”.
Silva mandou um recado para os colegas: “Falo isso porque eu quero que colegas negras e colegas negros como eu que não dá jamais para abaixar a cabeça em nenhum momento e nenhuma hipótese. Eu nunca esqueci esse momento”.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].