TV brasileira
Hebe Camargo, Nair Bello, Lolita Rodrigues e Jô Soares em um dos encontros mais marcantes da TV brasileira (Imagem: Reprodução / Globoplay)

A TV brasileira tem na bagagem uma lista de apresentadores de causar inveja em muitas emissoras pelo mundo afora. Momentos marcantes da história do veículo, em alguns casos, envolveram nomes que nós acompanhamos pela telinha ou até pela plateia.

Entre as passagens que ficaram guardadas na memória dos telespectadores, estão os encontros inesperados entre alguns apresentadores de canais concorrentes.

Quem não se lembra da surpresa em ver Gugu Liberato e Fausto Silva na mesma tela, sem trocar de canal? Ou mesmo a euforia de conferir Hebe Camargo na Globo, na semana de estreia de Jô Soares com o seu talk show na vênus platinada.

Há casos mais recentes, como a visita de última hora de Xuxa MeneghelAna Maria Braga no programa da eterna rainha da TV, em 2010, quando ela estava de volta ao SBT após a sua luta contra o câncer.

Abaixo, você confere uma lista de cinco encontros considerados marcantes na história da TV brasileira:

1 – Gugu e Faustão

Gugu Liberato e Fausto Silva travaram a maior batalha entre programas de auditório da história. Nem Silvio Santos e seus inúmeros concorrentes ao longo dos anos alcançaram tamanha repercussão na TV.

A cada domingo era uma verdadeira guerra, décimo a décimo pela audiência, entre o loiro e o gordinho. Era a época em que a família sentava no sofá, em frente ao televisor e “zapeava” entre o canal 4 e o canal 5.

A disputa foi tamanha que encheu os olhos da Nestlé. Com o slogan Junta Brasil, a empresa convenceu Globo e SBT a unir Domingo Legal e Domingão do Faustão.

Em pouco mais de três minutos, Gugu se viu na Globo e Fausto viu seu rosto no SBT. O momento se tornou um marco na história da TV.

2 – Hebe Camargo, Xuxa Meneghel e Ana Maria Braga

Em 2010, após uma longa luta contra o câncer, Hebe Camargo se preparava para voltar ao ar pelo SBT. Na época, a emissora soltou em seus intervalos comerciais que “a rainha estava voltando“.

O primeiro programa da eterna rainha da TV brasileira contou com a presença de vários artistas. A plateia foi tomada por famosos do SBT, como Carlos Alberto de Nóbrega, Celso PortiolliEliana, Ratinho e a pequena Maisa Silva, entre outros.

Mas, o que ninguém esperava, muito menos a própria Hebe, era a presença de algumas globais. Autorizadas de última hora pela Globo, Xuxa Meneghel, Ana Maria Braga, Marília Gabriela e Astrid Fontenelle fizeram parte da plateia.

Em tom de brincadeira, Hebe disse que só conseguiria pagar a autorização da emissora carioca lavando os banheiros da sua sede, no Rio de Janeiro.

3 – Hebe Camargo, Nair Bello, Lolita Rodrigues e Jô Soares

Em sua primeira semana de volta à Globo após mais de uma década no SBT, cordialmente, Silvio Santos liberou Hebe Camargo para o talk show de Jô. Ela foi acompanhada por Lolita Rodrigues e Nair Bello. Juntas, as três amigas protagonizaram momentos raros.

Para se ter uma ideia, em certo ponto da entrevista, Jô destacou a beleza do trio. “Vocês estão numa forma espetacular!“, disse. Nair não perdeu a oportunidade: “É porque você não viu a gente sem roupa!“. Hebe e Lolita caíram na gargalhada.

Jô afirmou que esta foi uma das entrevistas mais marcantes da sua história. Hebe, quando se despediu do apresentador nos corredores do SBT, não segurou a emoção e chorou copiosamente dizendo que não conseguiria mais ir ao programa dele.

Em outubro de 2012, por conta da morte de Hebe Camargo, a Globo reprisou a entrevista de 42 minutos delas. Foi a primeira vez na história do Programa do Jô que uma reprise foi exibida na íntegra.

4 – Eliana e Xuxa Meneghel

Um encontro entre loiras aconteceu no Teleton 2015. Xuxa Meneghel, autorizada pela Record, foi ao SBT para participar do programa. Eliana, madrinha da maratona que arrecada doações para a AACD, foi quem deu as boas-vindas para a rainha dos baixinhos.

Xuxa entrou no palco e ao som de Tindolelê e de Tô de Bem Com A Vida, dançou com as crianças e até com a madrinha do Teleton. “Bem-vinda, meu Deus! Menina, eu vou te contar, viu? A gente te ama muito!“, declarou.

Obrigada, Record! Obrigada, tio Silvio!“, mandou Xuxa, empolgada pela sua presença na atração. Daniel, Ivete Sangalo e a dupla Victor & Leo estavam no palco e celebraram o grande momento.

5 – Gugu, Ratinho e Celso Portiolli

A maratona da solidariedade deu ao público outro encontro marcante na história da TV brasileira. Gugu Liberato, Ratinho, Celso Portiolli e, de bônus, o jornalista Carlos Nascimento. Mas, os três primeiros têm um laço que ultrapassa a fronteira entre os canais.

Em 2009, Gugu deixou o SBT e aceitou uma proposta milionária da Record. Silvio Santos correu e tirou nomes de peso de lá, como Eliana e Roberto Cabrini. No lugar de Gugu, o patrão escalou Celso Portiolli para o Domingo Legal.

Gugu, logo depois, estreou na Record para competir com o ex-patrão. Mas, após a onda da novidade “Gugu na Record”, a audiência que era favorável ao loiro passou a ser fiel ao veterano dos domingos.

Insatisfeita, a Record mexeu na programação e afastou Gugu da competição contra o Silvio. Um tempo depois de outras tentativas de Gugu nos domingos, a Record o tirou do ar. Meses depois, ele voltou, mas para as quartas-feiras, competindo até hoje com Ratinho.

No Teleton 2017, a união pelas crianças da AACD reuniu os três no palco, para a surpresa dos telespectadores. Foi a primeira vez que Gugu pisou o pé na emissora que o consagrou como um dos grandes apresentadores dominicais.

🔔Boletim RD1 | Notícias dos Famosos