6 motivos pelos quais o remake de Pantanal promete encantar o público da Globo

Pantanal

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no Pantanal (Imagem: Divulgação / Globo/ João Miguel Júnior)

É hoje! A Globo estreia nesta segunda-feira (28) o remake de Pantanal, na faixa das 21h. A substituta de Um Lugar ao Sol tem tudo para fazer bonito e conquistar muitos corações brasileiros.

Nos últimos meses, o canal carioca investiu pesado em uma divulgação em prol da trama. Os executivos apostam na história para recuperar índices que há tempos não vê e que foram embora, principalmente, desde a estreia da última novela das nove.

O RD1, então, lista agora seis motivos que podem fazer o folhetim conquistar o público da Globo nos próximos meses. Confira:

Clássico é clássico

Se tem uma novela que marcou a história da teledramaturgia brasileira é Pantanal. Ela foi exibida originalmente em 1990 na extinta TV Manchete, mas a sua reprise no SBT em 2008 também fez grande sucesso. Então, a produção da Globo promete chamar a atenção principalmente por ser uma nova versão de um clássico.

Cenários incríveis

Pantanal

Gravações ocorreram nos mesmos cenários que filmagens de 1990 (Imagem: Divulgação / Globo/ João Miguel Júnior)

A trama é inspirada em uma das regiões mais famosas do mundo. Fonte da maior concentração de fauna das Américas e maior planície alagada do mundo, o Pantanal é o ambiente central da produção. Muitas das gravações da nova novela das 9 foram feitas no Mato Grosso do Sul, mesmo locais onde foram filmadas as cenas da primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1990. O visual promete encantar e muito…

Figurino também é caprichado

O telespectador da Globo também vai notar um figurino muito especial para representar a região. Marie Salles, que já assinou o figurino de grandes obras, como Amor de Mãe, Avenida Brasil e Cordel Encantado, disse que chegou a ficar encantada com a explosão de cores que encontrou ao chegar por lá, em sua primeira viagem, e como procurou imprimir isso no trabalho.

Trilha sonora promete

Maria Bethânia foi convidada pela Globo para gravar a canção Pantanal – composta pelo músico mineiro Marcus Viana – para ser o tema de abertura do remake. Já são dadas como certas também canções de Renato Teixeira e Almir Sater.

Elenco poderoso

Pantanal

Juliana Paes é uma das atrizes do elenco da trama (Imagem: Divulgação / Globo/ João Miguel Júnior)

Para o remake desse clássico, a emissora não poupou esforços e garantiu um elenco de primeira. Alanis Guillen, Jesuíta Barbosa, Juliana Paes, Marcos Palmeira, Julia Dalavia, Gabriel Sater, Irandhir Santos, Murilo Benício, Juliano Cazarré, Dira Paes, Renato Góes, Bruna Linzmeyer, José Loreto, Selma Egrei, entre nomes prometem grandes atuações.

História forte

Para quem não lembra do enredo original, no tronco central de Pantanal, repleta de dramas familiares e conflitos, está a história do velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira). Eles foram levados para a região, onde Joventino aprendeu tudo sobre a natureza. No entanto, o protagonista foi deixado sozinho à espera de seu pai.

Em uma viagem ao Rio de Janeiro, ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer / Karine Teles), com quem se casa. Os dois se mudam para o Pantanal onde nasce Jove (Jesuíta Barbosa). No local, Madeleine se vê obrigada a conviver com Filó (Leticia Salles / Dira Paes), funcionária da casa. O que ela não sabe é que a funcionária e José tiveram um envolvimento, no passado.

Madeleine foge do Pantanal levando Jove. O menino cresce longe do pai, mas José jamais deixou de cumprir suas obrigações legais. O rapaz, porém, cresce acreditando que seu pai havia morrido, enquanto o pai, sem saber da mentira criada pela ex-mulher, não procurava o filho, acreditando ter feito o melhor ao se afastar de vez de Madeleine.

Duas décadas se passam marcando a mudança de fase na novela. Jove descobre que seu pai está vivo e vai à sua procura. É desse encontro e de sua enorme expectativa, embalados por uma festança para todo o povo da região da fazenda, que começam os grandes conflitos entre os Leôncio. O cenário pantaneiro abriga ainda o encontro entre Jove e Juma Marruá (Alanis Guillen). Filha de Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz), que não abre a guarda para ninguém.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]