7 parcerias marcantes de Tarcísio Meira e Gloria Menezes na TV

Tarcísio Meira
Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram história na teledramaturgia do país (Imagem: Carol Caminha / Gshow)

O Brasil perdeu um dos pilares da teledramaturgia. Tarcísio Meira, aos 85 anos, morreu após dias de luta contra a Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (12), o hospital Albert Einstein, em São Paulo, confirmou o falecimento de um dos nomes mais emblemáticos da história da TV brasileira.

Assim como na vida pessoal, o casamento de Tarcísio Meira e Glória Menezes na TV foi um sucesso. Juntos, os dois protagonizaram cenas antológicas em trabalhos como 25499 Ocupado, na extinta TV Excelsior, em 1963. Foi a primeira novela diária da história da TV no país.

A novela Sangue e Areia, o primeiro trabalho do casal na Globo, em 1967, colocou Tarcísio e Glória pela primeira vez como o par romântico mais mencionado do Brasil. A consagração veio anos depois com Irmãos Coragem.

O primeiro encontro do casal aconteceu seis anos antes, em Grande Teatro Tupi, no ano de 1961. Era um programa de teleteatro, onde a dupla contracenou pela primeira vez em Uma Pires Camargo, de Geraldo Vietri.

Abaixo você confere uma lista das sete parcerias mais marcantes de Tarcísio Meire e Glória Menezes na TV.

1) 2-5499 Ocupado (TV Excelsior)

2-5499 Ocupado
Tarcísio Meira e Glória Menezes em 2-5499 Ocupado (Imagem: Arquivo / Estadão)

Em 1963, a direção da extinta TV Excelsior pensou em Tarcísio Meira e Glória Menezes para uma revolução no modo de produção das novelas no Brasil. A dupla fez par romântico em 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária da TV brasileira. Na história escrita por Dulce Santucci, Tarcísio interpretou Larry e Glória viveu Emilly.

2) Sangue e Areia (TV Globo)

Sangue e Areia
Tarcísio e Glória em cena na novela Sangue e Areia (Imagem: Arquivo / Globo)

Em 1967, a alta cúpula da Globo bateu o martelo e desembolsou uma quantia considerável por Tarcísio e Glória. Os dois foram chamados para Sangue e Areia, adaptada por Janete Clair, da obra homônima de Vicente Blasco Ibáñez. A trama, a 5ª “novela das oito”, contou com o ator como Juan Gallardo e Glória como Doña Sol. O casal fez enorme sucesso na época.

3) Irmãos Coragem (TV Globo)

Irmãos Coragem
Glória e Tarcísio juntos na novela Irmãos Coragem (Imagem: Cedoc / Globo)

A consagração de Tarcísio Meira e Glória Menezes no Plim Plim não demorou muito. Com o galã vivendo João Coragem e a atriz na pele de Maria de Lara Barros Lemos, Diana e Márcia, em Irmãos Coragem (1971), de Janete Clair, o casal virou uma febre em todo o país.

4) Guerra dos Sexos (TV Globo)

Guerra dos Sexos
Tarcísio e Glória em cena na novela Guerra dos Sexos (Imagem: Reprodução / Globo)

Em 1983, a Globo convidou o casal para Guerra dos Sexos, escrita por Silvio de Abreu. Na novela, Tarcísio e Glória eram rivais. Ele interpretou Felipe e ela Roberta. Os dois eram figuras indispensáveis na guerra dos sexos vivida por Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran).

5) O Beijo do Vampiro (TV Globo)

O Beijo do Vampiro
Tarcísio e Glória nos bastidores de O Beijo do Vampiro (Imagem: Gianne Carvalho / Divulgação)

De olho no público jovem, o casal apostou tudo em O Beijo do Vampiro, de Antônio Calmon, uma história completamente diferente do que eles já haviam feito na teledramaturgia brasileira. Meira usou e abusou do seu talento no papel do Duque Bóris Vladescu e, assim como o marido, Menezes fez história como Zoroastra Marques.

6) A Favorita (TV Globo)

A Favorita
Glória e Tarcísio em cena de A Favorita (Imagem: Frederico Rozario / Globo)

Em 2008, a Globo lançou a novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, o último trabalho de Tarcísio Meira e Glória Menezes juntos na TV. Como Frederico Copola e Irene Fontini, cada um com a sua família, mas com a ligação de um amor antigo.

7- Tarcísio & Gloria

Tarcísio & Glória
Trecho da abertura do seriado Tarcísio & Glória (Imagem: Reprodução / Globo)

Um marco na história da TV, Tarcísio & Glória foi exibido em 1988 e narrou um caso de amor entre um empresário corrupto e uma extraterrestre. Com humor e ironia, eles interpretaram os seus personagens em meio aos temas considerados intocáveis na época como corrupção e feminismo. Ele viveu Bruno Lazzarini e ela a cientista extraterrestre Ava Becker.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›