O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) se tornou a “ponte” para uma possível pacificação após dois anos e oito meses de guerra entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a Globo. O genro de Silvio Santos entrou em negociação para uma aproximação entre o “capitão” e o canal da família Marinho.
VEJA ESSA
De acordo com as informações do site Notícias da TV, João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, se encontrou com Faria para uma reunião reservada há cerca de dez dias. A conversa se estendeu para além das pautas do setor e foi em tom de harmonia entre emissora e governo pela primeira vez.
O bom momento começou quando Maximiliano Martinhão, funcionário público de carreira na Anatela (Agência Nacional de Telecomunicações e ex-secretário de Telecomunicações no governo Dilma Rousseff (PT), foi nomeado para a Secretaria de Radiodifusão. A Globo negou que o encontro tenha sido sobre o assunto, mas aprovou a escolha.
A área viu com bons olhos a decisão do ministro e já manifestou o desejo para que mudanças na legislação aconteçam, de olho na disputa de mercado com empresas de fora, como Netflix, Amazon e Spotify. Além da Globo, SBT, Band e RedeTV! querem uma mudança em comum: que o limitado investimento estrangeiro nas empresas de radiodifusão, jornais e revistas saia dos 30% do capital para 100%.
Ainda de acordo com a reportagem, outros assuntos de interesse da Globo entraram no caminho para uma possível solução: o leilão das frequências de 5G e, principalmente, a MP 984 assinada por Bolsonaro, que deu aos clubes mandantes o direito sobre as transmissões dos jogos em campeonatos e amistosos.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.