O ex-presidente Lula atacou a Globo por meio do Twitter após o Jornal Nacional ter veiculado uma matéria de pouco mais de 1 minuto sobre a decisão da juíza da Lava Jato de Curitiba, Gabriela Hardt, que liberou metade dos valores bloqueados em investigações contra o líder do PT.
VEJA ESSA
A magistrada liberou mais de R$ 4 milhões e 800 mil referentes ao espólio da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu em 2017. Na decisão, Hardt levou em consideração as opiniões da Polícia e do Ministério Público Federal de que os pagamentos por palestras dadas pelo ex-presidente não tiveram origem ilícita. O Ministério Público Federal pode recorrer.
O telejornal ressaltou as duas condenações do político, que comandou o país entre 2003 e 2010: no caso do tríplex do Guarujá e no processo envolvendo o sítio de Atibaia. “Lula aguarda sentença de um terceiro processo que envolve um terreno e um apartamento em São Paulo”, disse Mônica Teixeira.
William Bonner continuou: “A defesa do ex-presidente declarou que a decisão reconhece que as palestras de Lula eram legítimas e legais. E que ainda hoje a Lava Jato bloqueia recursos [do político] obtidos com essas palestras”.
No Twitter, o ex-presidente ficou indignado com o tempo reservado pela emissora carioca sobre a nova decisão da Justiça em seu favor. “A Globo divulgou centenas de horas de mentiras contra Lula por anos. E a verdade apenas por alguns segundos”, reclamou.
Desde ontem, os rivais ficaram entre os principais assuntos da rede social, com mais de 100 mil tweets, entre ataques ao canal da família Marinho e em defesa do líder da esquerda brasileira.
Confira a repercussão na web:
A Globo divulgou centenas de horas de mentiras contra Lula por anos. E a verdade apenas por alguns segundos. #equipeLula https://t.co/eEjOK23Q20
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2020
olha a imagem que o Jornal Nacional colocou ao fundo pro Bonner anunciar que depois de 5 anos atacando as palestras..
A JUSTIÇA RECONHECEU QUE NÃO HAVIA CORRUPÇÃO NAS PALESTRAS DO LULA! pic.twitter.com/do2JW85Q1l— Iuri K. (@cinefilo_K) October 3, 2020
Lula livre tem que ser gritado aos quatro cantos do mundo. pic.twitter.com/Bcejf9Nbq2
— selminha? (@selminhasilva13) October 3, 2020
Quem deve a deus paga a deus quem deve a (mim) paga a (mim) mesmo, dito popular q cai feito carapuça na Globo q usou todas armas sujas pra destruir Lula, + hoje se fode na mão do facínora q ajudou eleger.
— Walter Souza?????? ?????️?? (@WalterSouza04) October 3, 2020
O GLOBO ADMITE: ” LULA INOCENTE”. https://t.co/fDtBdDdKD9
— Abu Bakr Álvarez ابو بكر الفاريز (@ralvarezdj) October 3, 2020
Lula livre e globo suja! https://t.co/6sPjAUm4mb
— Gislaine Reis (@Gislain42436870) October 3, 2020
Quero saber o que vai acontecer com o juiz e com os procuradores que destroçaram a imagem de um político que depende dela para ser ouvido. A honra do Lula não lhe foi tirada, mas foi achincalhada por essa corja que alimentou o ódio a ele e ao PT. Que paguem por esse crime.
— Elika Takimoto 13021 (@elikatakimoto) October 3, 2020
Foram cinco anos de “ilegalidade” das palestras do Lula na justiça e manchetes de jornais e tvs. Agora, a justiça reconhece o que até as emas do planalto sabiam: AS PALESTRAS ERAM LEGAIS.
E na capa dos jornalões?
Só na Folha, e melhor usar uma lupa pra encontrar pic.twitter.com/xGTUPS3vuu— Vilmar Ledesma (@viledesma) October 3, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].