Desesperado, sem o apoio da população e declaradamente contra a Globo, Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) surpreendeu os telespectadores na última segunda-feira (12), durante o Horário Político. O atual prefeito do Rio de Janeiro fez uma sátira do RJTV, principal telejornal local da emissora carioca.
VEJA ESSA
Sobrinho do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record, Crivella contratou dois atores se passando por apresentadores da Globo. “Neste programa, você vai ver agora o que esta emissora nunca mostrou”, anunciou o âncora de nome Michel, fazendo referência ao âncora Flávio Fachel, do Bom Dia RJ.
No GC do programa, a informação: “RJ Crivella mostra a verdade sobre a saúde do Município do Rio de Janeiro”. O cover do RJTV exibiu imagens do Hospital Municipal Pedro II sob a alegação de que o local estava funcionando, mas informações diziam que ele estava fechado. “O Rio foi um exemplo para o Brasil”, afirmou o jornalista.
Atacada diariamente por Crivella e seus apoiadores, a Globo expôs um escândalo dentro da prefeitura que acirrou ainda mais a rivalidade com o prefeito. Em agosto, o canal da família Marinho mostrou o esquema chamado Guardiões do Crivella, onde funcionários comissionados da prefeitura eram pagos, com salário de até R$ 10 mil, para calar a população e atrapalhar o trabalho da imprensa nas portas dos hospitais e eventos da cidade.
A repercussão da matéria provocou o pedido de impeachment de Crivella na Assembleia Legislativa do Rio, mas a abertura do processo não foi adiante. Na disputa pela prefeitura, Eduardo Paes (DEM) está na frente nas pesquisas de intenções de votos, com 30% contra apenas 14% do atual mandatário da cidade.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].