Com A Fazenda, Record atinge 144 milhões de telespectadores

A Fazenda

A Fazenda faz Record bater números históricos em setembro (Imagem: Reprodução / Record)

Em setembro, a Record atingiu quase 144 milhões de telespectadores em todo o país graças ao sucesso de A Fazenda. Ao menos durante um minuto, durante as 24 horas do dia, a emissora chegou ao número astronômico, ou seja, quase dois milhões a mais que a terceira colocada, o SBT.

Em média, o telespectador assistiu à Record por quase 2 horas diariamente. Segundo os dados da Kantar Ibope, 60% do perfil da audiência eram mulheres, quase 75% por adultos acima dos 35 anos, e por classe social, 22% são de AB e 55% são da classe C. Das 7h às 23h59, horário mais importante para o mercado, a emissora registrou 5,6 pontos contra 4,8 de média do SBT, e foi pelo sexto mês consecutivo vice-líder no país.

Pelo Brasil, a Record somou 168 minutos na liderança em setembro. Em São Paulo, ficou 758 minutos em 1º lugar, ou seja, um crescimento de 80% no comparativo com o mês anterior quando registrou 421 minutos. No Rio de Janeiro, o canal obteve um aumento de 10% em relação a agosto, fechando com 132 minutos na ponta.

O principal responsável pelos índices foi A Fazenda, que estreou no mês em que a TV completou 67 anos. Em apenas um mês de exibição, o reality show registrou a melhor audiência da década, em São Paulo, com 12,5 pontos de média. Quase 90 milhões de telespectadores em todo o Brasil já assistiram a atração comandada por Marcos Mion.

Após uma análise da audiência, a Record descobriu que as mulheres representam 64% do público nacional do programa. Já a classe C domina com 56% do total, enquanto a AB soma 25%. Adultos de 35 aos 49 anos e quem tem 60 anos ou mais somam 57% da audiência, seguidos por 30% de pessoas de 25 a 34 anos e de 50 a 59 anos.

Em Goiânia, A Fazenda é líder de audiência com 12 pontos de média contra 8,5 da emissora segunda colocada, a Globo. O SBT registra 6,9 pontos de média. Os números rendem recordes também na multiplataforma: são 804 milhões de visualizações no YouTube, com 673 milhões de votos válidos no portal R7, o programa teve a maior votação da história.

Em quarenta dias de programa, os índices de A Fazenda nas redes sociais são expressivos: mais de 4,8 bilhões de impressões, 34 milhões de interações, 1,3 bilhão de visualizações de vídeos e mais de 605 milhões de páginas vistas no canal do R7. A última votação, que culminou na eliminação da peoa Carol Narizinho, atingiu mais de 673 milhões de votos válidos no portal R7, ganhando o título de maior votação da história do programa.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].