Representantes do Teleton falam sobre os desafios da 23ª maratona da solidariedade

Teleton

Campanha do Teleton 2020 ocorre neste sábado (7) (Imagem: Reprodução / YouTube)

O SBT promove neste sábado (7) a 23ª edição do Teleton. A atração, que reúne vários nomes da mídia no mesmo palco, terá um formato diferente por conta da pandemia de Covid-19, que exige distanciamento entre as pessoas.

O vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela atração em um momento delicado da sociedade mundial. “Estamos fazendo este ano uma coletiva muito diferente em um ano muito diferente”, começou Maciel.

“O desafio para todos nós tem sido como atravessar esta crise que assolou o mundo inteiro e tem, de certa forma, prejudicado tanto as relações das pessoas”, prosseguiu o executivo. Sobre a atração que arrecada dinheiro para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que completa 70 anos em 2020, Maciel falou das dificuldades impostas às pessoas para a celebração e união.

“O Teleton sempre teve este processo muito próximo ao seu público com a preocupação de estarmos fazendo um processo de prestação de contas sempre muito intenso daquilo que é feito com o recurso do que cada brasileiro doa em prol deste processo tão importante, que é tratar das pessoas que mais precisam do ponto de vista da deficiência, da acessibilidade”, explicou.

“Eu acho que este compromisso que o SBT há 23 anos vem cumprindo, tem um desafio muito maior e complexo este ano. É entregar um Teleton com a questão do distanciamento, como estamos fazendo hoje aqui. Temos que nos adaptarmos à esta nova realidade, mas sempre com o compromisso que é ajudar com que o Teleton contribua com recursos necessários para que a AACD mantenha a sua atividade”, reforçou.

O CEO da AACD, Valdesir Galvan, destacou a persistência do SBT em conseguir pôr de pé uma maratona do tamanho do Teleton em um período tão inviável como este de pandemia. “O SBT, mesmo em um ano tão complicado, conseguiu se organizar para realizar o Teleton. Isso, mais do que nunca, mostra o compromisso do SBT com a causa social do nosso Brasil”, começou.

“A AACD, este ano, completa 70 anos. Começamos em 1950 enfrentando um surto de poliomielite. Evoluímos muito, mas jamais perdemos a nossa essência e propósito que é trabalhar as ações que as pessoas precisam e tenham uma qualidade de vida e inclusão social”, ressaltou.

“Na última década, realizamos 10,5 milhões de atendimentos. Não medimos esforços para darmos continuidade, mesmo em meio à pandemia. Implantamos a telemedicina, gravamos vídeos de orientações, pois quando a pandemia chegou, fomos obrigados a fechar algumas unidades de atendimentos. Houve todo um cuidado e enfrentamento á pandemia que só foi possível graças aos nossos pacientes, sociedade e nossos funcionários que são nossos guerreiros”, contou.

O superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, Edson Brito, comentou sobre as necessidades de se reinventar diante dos impactos econômicos originados pela pandemia de Coronavírus. “O nosso orçamento de 2020 estava estimado na casa de R$ 340 milhões e a nossa receita, na casa de R$ 260 milhões. Nós tínhamos a necessidade de R$ 80 milhões de captação, mas veio a pandemia e tivemos um aumento de despesas e queda na receita”, destacou Edson.

“Diante disso, tivemos que nos reinventar como tudo. O Teleton sempre foi a nossa principal campanha de captação. Neste momento de pandemia, para mim, é a campanha que maior representa a mobilização de todos. De artistas, jornalistas, empresários e pessoas físicas. Este ano, precisamos muito mais do engajamento de todos e tivemos um desafio de lançar uma campanha que começou setembro e vai terminar no dia 31 de dezembro”, falou.

“Se antes, tínhamos uma necessidade de recursos de R$ 80 milhões, com a pandemia, tivemos um ‘gap’ (lacuna) de R$ 50 milhões. Estamos bastante otimistas, pois o povo brasileiro é bastante solidário. Se todos doarem R$ 5, vamos conseguir chegar e superar este momento de desafio”, idealizou Edson Brito.

O Teleton acontece em apenas um dia em 2020, sábado (7), das 10h30 às 20h30, e vai aproveitar para fazer eventos em formato de lives com artistas. No palco da atração alguns apresentadores se revezarão no comando do programa, porém, de forma bem reduzida.

Edson Brito é superintendente de Marketing e Relações da AACD (Imagem: Reprodução / YouTube)

Teleton

José Roberto Maciel é vice-presidente do SBT (Imagem: Reprodução / YouTube)

Teleton

Valdesir Galvan é CEO da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) (Imagem: Reprodução / YouTube)

Teleton

O Teleton 2020 ocorre neste sábado (7) (Imagem: Reprodução / YouTube)

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!