A Globo se tornou alvo de uma denúncia por causa de um programa de humor exibido no Multishow envolvendo uma esquete onde um cachorro incorporava entidades e jogava búzios, o que lançou pelos donos do animal uma nova prática religiosa, o “cãodomblé”.
VEJA ESSA
O programa em questão, o Sensacionalista, já foi extinto, que estreou na TV por assinatura em 2011. Em 2013, a esquete que gerou a polêmica era apresentada por uma repórter, que entrevistava ao vivo o cachorro e sua dona.
De acordo com as informações do site Notícias da TV, a emissora carioca foi denunciada por discriminação racial. A ação começou em 2013 e até o momento uma decisão final não foi tomada pela Justiça.
A responsável pelo processo foi a CPPNI (Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena), que encaminhou a ação contra a TV líder de audiência para a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de SP.
A secretaria instaurou um processo administrativo contra o canal, que foi multado em R$ 88.803,75. A Globo se defendeu, mas os pontos apresentados deram a entender que a esquete foi discriminatória. A empresa recorreu na Justiça e argumentou para o juiz que a esquete era de teor humorístico e que não ofendeu ninguém.
No último dia 16 de outubro, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, indeferiu o pedido de tutela antecipada pedido pela defesa da emissora. Procurada, o canal da família Marinho não comentou o caso.
Confira:
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.