A Liberty Media deu o braço a torcer na guerra particular com a Globo sobre os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021. Após ter pedido 22 milhões de dólares por ano no novo acordo e ter levado um redondo não da emissora brasileira, a detentora dos direitos da categoria fez um pedido para a Rio Motorsports, dona dos direitos do campeonato no Brasil.
VEJA ESSA
De acordo com as informações do UOL Esporte, a Liberty ordenou na semana passada que a Rio Motorsports dê total prioridade para a venda dos direitos para a Globo. Pensando na atual situação financeira da própria categoria, a empresa não viu com bons olhos perder quase 24% (23,5%) do seu público.
Em 2019 e assim como em anos anteriores, o Brasil representou a maior fatia do público da Fórmula 1, superando Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Itália e Rússia. Em 2020, mesmo com a pandemia, a Liberty pediu US$ 22 milhões, maior que os US$ 20 milhões oferecidos pela Globo.
A negociação entre a RM com a TV Cultura esfriou pelo modelo comercial adotado e pelo alcance da programação da emissora pública de São Paulo em todo o país. Os anunciantes também reclamaram da possibilidade. Para eles, o canal da família Marinho é o único com abrangência necessária para que os investimentos em publicidade tenham o retorno desejado.
Caso um novo contrato seja costurado entre as partes, Globo e Fórmula 1 estarão juntas em 2021, ano em que a parceria completará incríveis 40 anos. O primeiro campeonato foi exibido em 1981 e de lá para cá nunca mais saiu das mãos do canal carioca.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.