Os debates políticos na televisão no período eleitoral costumam ser bem quentes. Alguns, ao longo da história da TV, foram muito mais que quentes e podem ser comparados até ao Casos de Família, do SBT. Vamos, então, tirar Do Fundo do Baú um debate que contou com grandes barracos.
VEJA ESSA
Em outubro de 2000, Marta Suplicy e Paulo Maluf disputavam o segundo turno das eleições à Prefeitura de São Paulo e se encontraram em um debate transmitido pela Band. Na ocasião, foram poucas as propostas e muitas as brigas.
Inclusive, os primeiros blocos foram os mais tensos e concentraram o maior número de agressões. Marta, por exemplo, chamou Maluf de “mitômano” (mentiroso compulsivo) e gerou o primeiro momento de tensão. Ela usou o mesmo termo em outras duas ocasiões durante o encontro.
O opositor dela conseguiu o direito de resposta e disse que a candidata era “administrativamente desqualificada”. Irritada, ela gritou: “Cala a boca”. Maluf respondeu com as mesmas palavras.
Na época, o ex-prefeito tinha uma rejeição que beirava os 60%. Por isso, a fala de Marta levou a plateia presente no debate ao delírio. O que ela não sabia era que, quatro anos mais tarde, se uniria ao seu antigo rival em campanha pela reeleição.
Confira o debate:
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]