Criticado pela demora em abordar as acusações de assédio moral e sexual contra Marcius Melhem, o jornalismo da Globo, na verdade, desejava falar das denúncias desde a divulgação da revista Piauí. Ordens vindas de cima, entretanto, teria freado os planos do departamento.
VEJA ESSA
De acordo com informações do portal UOL, a autorização só veio após a diretoria do Grupo Globo fazer uma análise e aprovar qual seria a melhor forma de mencionar o caso.
Então, apenas dias depois que a emissora se pronunciou sobre o caso, através de uma nota coberta, com citação do compromisso da casa com as regras de compliance e indicação de links para o telespectador saber mais sobre o caso.
Ainda segundo apuração do UOL, executivos do canal optaram por, primeiramente, discutir o assunto internamente e, a partir da decisão que tomassem, só ai que dariam sinal verde de transmitir o comunicado em seus telejornais.
Foram quase cinco dias de intervalo entre a publicação do texto, divulgado na madrugada do último dia 04 de dezembro e o primeiro posicionamento oficial da Globo na nota, lida pela primeira vez, no dia 08 ao final da edição do Jornal Nacional. O conteúdo foi divulgado posteriormente, no G1, e também nos demais telejornais da Globo e Globo News.
O canal carioca justificou à reportagem que as explicações publicadas em seus telejornais reiterou “a impossibilidade de comentá-las publicamente sem ferir suas políticas de compliance. Foi a forma transparente que encontramos para tratar do assunto junto a nossos telespectadores, diante dessas limitações”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.