Globo esperou “sinal verde” da diretoria para se pronunciar sobre Marcius Melhem

Marcius Melhem

Demora do jornalismo da Globo para se pronunciar sobre caso Marcius Melhem foi pedido da direção (Imagem: Reprodução / Globo)

Criticado pela demora em abordar as acusações de assédio moral e sexual contra Marcius Melhem, o jornalismo da Globo, na verdade, desejava falar das denúncias desde a divulgação da revista Piauí. Ordens vindas de cima, entretanto, teria freado os planos do departamento.

De acordo com informações do portal UOL, a autorização só veio após a diretoria do Grupo Globo fazer uma análise e aprovar qual seria a melhor forma de mencionar o caso. 

Então, apenas dias depois que a emissora se pronunciou sobre o caso, através de uma nota coberta, com citação do compromisso da casa com as regras de compliance e indicação de links para o telespectador saber mais sobre o caso.

Ainda segundo apuração do UOL, executivos do canal optaram por, primeiramente, discutir o assunto internamente e, a partir da decisão que tomassem, só ai que dariam sinal verde de transmitir o comunicado em seus telejornais.

Foram quase cinco dias de intervalo entre a publicação do texto, divulgado na madrugada do último dia 04 de dezembro e o primeiro posicionamento oficial da Globo na nota, lida pela primeira vez, no dia 08 ao final da edição do Jornal Nacional. O conteúdo foi divulgado posteriormente, no G1, e também nos demais telejornais da Globo e Globo News.

O canal carioca justificou à reportagem que as explicações publicadas em seus telejornais reiterou “a impossibilidade de comentá-las publicamente sem ferir suas políticas de compliance. Foi a forma transparente que encontramos para tratar do assunto junto a nossos telespectadores, diante dessas limitações”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.