“A internet vai acabar com a TV”… É o que dizem por aí, mas, em 2020, o que mais foi comentado nas redes sociais foram… os programas da TV brasileira! Das 10 atrações mais comentadas no ano passado, 7 foram da Globo. A Record conseguiu duas posições e a TV Cultura, uma.
VEJA ESSA
Segundo dados do Kantar Ibope Media, o Big Brother Brasil 2020 foi o programa mais comentado da TV na internet. Em segundo lugar, a Record com A Fazenda 2020. O Jornal Nacional, comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos, fechou o top 3.
O instituto informou que foram os realities shows que mais movimentaram a web, com 287 milhões de citações (85,6% do total), depois as séries, com 16 milhões (4,8%), as novelas, com 13 milhões (3,9%), o jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%) de manifestações.
“Os realities vêm chamando atenção há alguns anos, mas em 2020, com as pessoas mais tempo em casa [por causa da pandemia da Covid-19] registraram um salto de 373% em comparação a 2019. Foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming”, relatou o Ibope.
“O recorde de tweets sobre TV aberta em um só dia foi em 31 de março, graças à disputa de memes entre os fãs dos big brothers Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior, que geraram 97% dos mais de 11 milhões de tweets”, destacou.
O canal da família Marinho ocupou a quarta posição com o Vale a Pena Ver De Novo. Em 2020, o horário de reprises foi ocupado por Avenida Brasil, Êta Mundo Bom e Laços de Família, a última ainda no ar.
A TV Cultura ficou em quinto lugar com o Roda Viva. O programa de entrevistas mais tradicional da TV ficou na frente do Fantástico, que ocupou a sexta posição, e a transmissão do Carnaval 2020, exibido pela Globo.
A Record conquistou o oitavo lugar com o Cidade Alerta, seguido pela edição especial de Fina Estampa e pela inédita Amor de Mãe, que voltará ao ar a partir do dia 1º de março, dividindo o horário nobre com os últimos capítulos da edição especial de A Força do Querer, que não entrou no top 10.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].