A Globo tomou uma decisão inesperada sobre os dias que seriam dedicados aos desfiles das escolas de samba. Todos imaginavam que a emissora deixaria de lado a festa popular por causa da pandemia e pelo cancelamento dos desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro. Só que não.
VEJA ESSA
O canal da família Marinho bateu o martelo e chamou sua equipe do Carnaval para um resgate ao passado. Com apresentação de Ailton Graça e Milton Cunha, o Canal 2021 será com 28 desfiles que marcaram a história do Carnaval na TV.
Ao todo, serão apresentados 14 desfiles no sábado, logo após o Altas Horas, e 14 desfiles no domingo, logo após o BBB 2021. A escolha dos sambas foi feita por curadores especializados no assunto e com o devido apoio das ligas das escolas de São Paulo e do Rio.
Com direção de Boninho, a interação com o público não foi descartada, muito pelo contrário. Os telespectadores de cada estado terão a liberdade de votar qual foi na sua opinião o melhor desfile. O resultado será exibido ao vivo no final da transmissão no domingo.
De olho no faturamento mesmo sem os desfiles inéditos, o programa especial vai se chamar Desfile Número 1 da Brahma. O projeto foi uma criação da Globo com a marca de cervejas.
Em agosto do ano passado, a Globo não liberou a quantia dada as escolas de samba pelos direitos de transmissão dos desfiles. O motivo foi a incerteza da realização dos desfiles, o que de fato aconteceu.
Na época, o canal carioca fez um comunicado ressaltando a sua parceria com a ligas das escolas e, em particular, com cada agremiação:
“A TV Globo é detentora dos direitos de transmissão dos desfiles de Carnaval do Rio e de São Paulo. A dúvida, neste momento, é se, por conta dos impactos da pandemia de Covid-19, haverá desfiles no ano que vem. Por causa dessa incerteza, a emissora não iniciou, até o momento, o pagamento dos valores referentes aos desfiles de 2021. A TV Globo aguarda a evolução da situação”.
Como se viu, a festa popular ficou sem festa em 2021. Além dos desfiles televisionados, os blocos de rua também ficaram de fora neste ano.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].