Em sua 21ª edição, o sucesso de popularidade do BBB 2021 vem intrigando a imprensa de outros países. Nesta semana, dois grandes portais internacionais destacaram os altos índices de audiência do programa no Brasil. O reality tem gerado discussões na sociedade e atraído políticos, celebridades e “até mesmo Anitta e o astro do futebol Neymar“.
VEJA ESSA
O Portal Bloomberg, de Nova York, ressaltou que o formato é visto diariamente por 40 milhões de brasileiros e que “apenas três comerciais de 30 segundos são tudo o que a Globo precisa para cobrir o prêmio do vencedor: 1,5 milhão de reais”. A ampla cobertura da mídia nacional também foi citada na reportagem, que classificou a atração como um “surpreendente evento nacional”.
“Quando o Big Brother Brasil surge a cada ano, todos assistem à mesma coisa e falam sobre isso, como uma Copa do Mundo ou as Olimpíadas“, comparou Laurens Drillich, presidente da Endemol Shine Latino à publicação americana.
O antropólogo brasileiro Michel Alcoforado também explicou que o show se encaixa perfeitamente na atração brasileira por novelas por refletir a realidade do país. “Não dá para entender o BBB sem entender o ‘B’ do Brasil“, disse.
“Ao contrário de uma novela, no entanto, o Big Brother Brasil tem um elemento democrático, com o público podendo votar em quem fica na casa”, incrementou a reportagem.
O Portal Bloomberg, da China, também repercutiu o sucesso do reality no momento em que o país enfrenta o pior momento da pandemia. “Com novas variantes do coronavírus à solta, qual é o passamento preferido para o país que enfrenta o confinamento total? Assistir outras pessoas em quarentena”, resumiu o site.
A publicação ressalta que o Big Brother é transmitido em outros 50 países, mas que em nenhum deles o “zoológico humano” é tão prestigiado quanto na versão brasileira. “As edições dos Estados Unidos e da Itália são voltadas para um nicho específico. A da Grã-Bretanha cancelou o jogo em 2018 e a versão da Arábia Saudita durou apenas nove dias”, lembrou o site.
Falando nisso
A discussão envolvendo uma fala discriminatória de Rodolffo sobre o cabelo de João Luiz no BBB 2021 fez disparar no Google pesquisas relacionadas ao tema. De acordo com um levantamento feito pela coluna Curto-Circuito, “Racismo” disparou entre os assuntos mais pesquisados por usuários, registrando uma alta de 850% em relação a semana passada. “Preconceito” (+750%), “Cabelo crespo” (+700%) e “Black Power” (+350%) também foram temas que cresceram repentinamente nesta semana.
Lá e cá
Em contrapartida, o Plantão BBB, lançado na última segunda-feira (5) com o intuito de repercutir os acontecimentos do reality, sofreu sua primeira derrota para A Hora da Venenosa, quadro do Balanço Geral SP, da Record. Dados prévios obtidos na Grande São Paulo nesta quarta-feira (7), mostram que o programa da Globo anotou 9,7 versus 10,3 pontos da principal concorrente.
Aliás…
Ana Clara Lima é um achado, mas o público de TV aberta não demonstra afeição pela apresentadora, diferente do que vemos na web. Erro, talvez, do formato. Ana Clara se destacou nesta edição justamente pelo “quente” do jogo; é ela quem recebe os eliminados, logo após o Paredão, para o bate-papo no Gshow e nas redes sociais do reality.
O Plantão BBB da Globo é frio, mesmo abrangendo os últimos acontecimentos da casa. A edição de terça-feira (6) focou na consternação diante do atrito entre João Luiz e Rodolffo por um comentário racista deste último. A de quarta-feira (7), embora mais “alegrinha”, teve como “destaque” a revelação do look de Viih Tube para festa da Líder.
Ou o programa mergulha de cabeça no jogo ou o placar vai apontar outras vitórias da Venenosa sobre o mais novo concorrente.
Haja BBB
Aqui, cabe análise sobre o uso excessivo do reality pelo Entretenimento da Globo. O Café da Manhã com o Eliminado no Mais Você, por exemplo, é reapresentado logo na sequência, dentro do Encontro. É de Casa, Se Joga, Domingão do Faustão e Fantástico também estão voltados para cobertura do programa. As pautas, todas semelhantes, entram em conflito.
É óbvio que, muitas vezes, falta assunto. Mas também cabe discussão sobre a busca por diferenciais entre uma produção e outra. Por que o Plantão BBB não traz o eliminado recebendo notícias externas, alheias ao mundo dele? O reencontro com a família? Ou mesmo uma espiada “ao vivo” na casa? Por que Ana Clara não “ataca de psicóloga” e interage com os brothers no confessionário? É preciso abrir o leque.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]