O SBT divulgou uma carta aberta, lida por Marcelo Torres e Márcia Dantas na edição de ontem (10) do SBT Brasil, e enviada para a imprensa explicando a postura do canal com relação à realização da Copa América no país.
VEJA ESSA
Segundo a nota, por entender a importância do esporte na vida dos brasileiros, o canal de Silvio Santos “decidiu voltar a disputar os direitos de futebol” e destacou que “realizará a transmissão da Copa América” em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, “tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento”.
Foi uma clara referência à Globo, detentora dos direitos de transmissão das Eliminatórias da Copa, da Copa do Brasil, do Campeonato Brasileiro e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Sem uma menção direta ao número de mortos pela Covid-19 no país, a empresa defendeu o uso de máscaras, o distanciamento social e disse que “acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio”.
Confira a nota na íntegra:
“Carta Aberta sobre a Transmissão da Copa América em TV Aberta pelo SBT
O Esporte sempre foi um dos instrumentos de formação e de inclusão social, propiciando à população em geral o acesso a uma vida mais saudável e a oportunidade concreta de ascensão social para milhares de jovens. Nesse sentido, o futebol seguramente é o mais visível e acessível em nosso país; gera paixão, aspiração e sentimento de pertencimento na população, ao ver seu time campeão ou quando vê a Seleção Nacional jogando e conquistando títulos.
Muitos dos ídolos brasileiros vieram do futebol que faz parte de nosso patrimônio cultural. Justamente por entender essa importância, o SBT decidiu voltar a disputar os direitos de futebol e, com profissionalismo e respeito aos demais concorrentes, tem sido vencedor em torneios relevantes como a Copa Libertadores, Champions League, Europa League, Copa do Nordeste e a Copa América.
O SBT faz isso porque acredita que o futebol, sendo o esporte mais popular de todos e de grande atração de audiência, é uma combinação perfeita com uma emissora popular como a nossa, tão querida pelo público. O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras.
O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte! Assim, no final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que legitimamente conquistou, e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse.
Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação. Cabem às Autoridades, Confederações, Federações e Clubes resguardarem todas as questões relacionadas aos protocolos sanitários necessários em função da pandemia, para que todos os campeonatos de futebol e eventos esportivos em andamento continuem sendo um ambiente seguro a todas as pessoas envolvidas.
Ao SBT, cabe informar com isenção, como tem feito desde o início da pandemia, para a devida conscientização sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, da não aglomeração de pessoas e desejar que consigamos avançar rapidamente com a vacinação de toda população para assim superarmos essa enorme crise que tantas vidas já levou em nosso país e no mundo e pelas quais lamentamos e nos solidarizamos.
O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores.
Esta é a posição do SBT.”
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].