A marca Manchete foi arrematada em um leilão encerrado na quinta-feira (14), assim como as novelas e diversos programas produzidos pela extinta rede de TV. O valor arrecadado foi de R$ 500,5 mil. O mesmo comprador, cuja identidade não foi revelada, levou a marca e o lote referente à dramaturgia, com títulos que fizeram história na televisão brasileira, produzidos entre 1985 e 1994.
VEJA ESSA
O pacote com tramas como Dona Beija (1986), Corpo Santo (1987), Carmem (1987), Kananga do Japão (1989), Pantanal (1990) e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990), avaliado em R$ 3 milhões, foi arrematado por R$ 240 mil. Programas como Cabaré do Barata e Clube da Criança – infantil que fez a fama de Angélica e Xuxa Meneghel –, caiu de R$ 626 mil para R$ 60 mil.
O único lote cujo valor aumentou foi o da marca TV Manchete, dos R$ 124,1 mil avaliados inicialmente para os R$ 200,5 mil do lance final.
Conforme matéria de Ítalo Bertão Filho para o Estadão, a aquisição das novelas e dos programas depende da homologação da juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, da 3ª Vara de Recuperações Judiciais e Falências de São Paulo, antes que os pagamentos sejam efetuados. O valor arrecadado deve servir para cumprimento de uma parcela de créditos trabalhistas de ex-funcionários da Manchete habilitados no processo da massa falida, iniciado em 2002.
Cabe salientar que, mesmo nas mãos de um novo proprietário, o material da Manchete não poderá ser utilizado sem que direitos referentes à autoria, de imagens e musicais sejam resolvidos. O conteúdo também deverá passar por avaliação, já que as fitas não foram armazenadas em condições adequadas. A Manchete faliu em 1999, após 16 anos de atividades e várias crises financeiras. A concessão passou para as mãos da RedeTV!.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.