Streaming conquista espectadores no país, mas brasileiros preferem a TV

Streaming

Streaming ganha painel de medição do Kantar Ibope (Imagem: Divulgação / Globoplay)

A Kantar Ibope acaba de lançar o Video Streaming Report, responsável pela medição da audiência do streaming no país. Globo, Record e SBT já estão com o novo painel disponibilizado pela empresa.

O Brasil, por conta da sua força no mundo televisivo e pelo crescimento expressivo no streaming, é o primeiro país a receber a nova solução. Segundo dados da Kantar, 86% das pessoas assistem a vídeos online no Brasil.

Agora, os clientes da empresa poderão obter em um único painel os dados dos serviços de TV Linear e VOD como Netflix, YouTube e Globoplay, entre outros; visualização de dados por alvo; compreensão do consumo de vídeo por dispositivos (Desktop, Tablet, Smartphone e Smart TV); curvas de audiência por dia e hora; e tempo gasto e compartilhamento por plataforma.

Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media Brasil, uma premissa comum é que as medições de dados de vídeo precisam antecipar as tendências de consumo:

“Vídeo é notícia, entretenimento, publicidade, engajamento, comércio, experimentação, aprendizado e muito mais. A Kantar medirá este comportamento de audiência fluída entre telas e plataformas para entendimento do comportamento do consumidor apoiando em decisões de conteúdos e investimento em mídia”.

Além das três principais redes de TV do país, o Google também tem um acordo com a Kantar Ibope para o novo painel de audiência do país.

Em nota, a Kantar diz que “o Video Streaming Report é o primeiro passo para uma Medição de Audiência Cross Mídia no Brasil” e que “os painéis de alta qualidade da Kantar fornecem uma análise do comportamento das pessoas, sendo fontes para calibrar e unificar conjuntos de dados de diferentes telas e plataformas”.

Streaming cresce no país, mas TV segue líder

Ao todo, 22% dos brasileiros, com base nas 15 principais praças de medição do país, estão consumindo conteúdo em streaming 24 horas por dia. A informação é do UOL.

Contudo, na faixa de 12 a 17 anos, 42% consomem as plataformas, e 58% assistem aos canais de TV aberta e paga.

Entre 50 e 59 anos, o streaming é responsável por 15%, contra 85% da TV. Acima dos 60 anos, 9% acompanham o streaming, e 91% os canais de TV.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.