Judeu, Luciano Huck desabafa após comentário polêmico de Monark

Luciano Huck

Luciano Huck reagiu contra Monark (Imagem: Reprodução – Globo – YouTube / Montagem – RD1)

Luciano Huck foi mais um famoso a comentar a polêmica envolvendo Monark, que fez apologia ao nazismo durante o podcast Flow. No Twitter, o apresentador lembrou que é judeu e falou sobre a história da sua família.

“Sou judeu. Minha avó Matilde nasceu na Polônia filha de um rabino. Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, uma parte da família fugiu pra Argentina, Uruguai e Brasil. Os que ficaram morreram em campos de concentração. Pra mim, é inaceitável minimizar as atrocidades nazistas”, escreveu Luciano Huck.

A polêmica em que o global fez referência ocorreu na última segunda-feira (7), enquanto ele entrevistava os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB).

“A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião […] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disparou ele.

No Brasil, porém, é considerado crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas e objetos de divulgação do nazismo, conforme o artigo 1º da Lei 7.716/89.

Tabat não ficou calada e rebateu o podcaster. Ela afirmou que o nazismo coloca a população judaica em risco. “Liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco coloca a vida do outro. O nazismo é contra a população judaica e isso coloca uma população inteira em risco”, disparou ela.

Flow decide desligar Monark

O programa, em seu perfil do Instagram, decidiu anunciar o desligamento do youtuber, após a treta que rendeu assunto.

“O Flow Podcast surgiu de um sentimento de liberdade, pluralidade e transparência. Com isso, carregamos a responsabilidade de nos conectar com milhões de pessoas e é inevitável que grandes decisões exijam grandes responsabilidades”, disse a página, nesta terça (8).

A nota ainda afirmou: “Reforçamos o nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi tirado do ar. Comunicamos também a decisão que, a partir deste momento, o youtuber Bruno Aiub @Monark está desligado dos Estúdios Flow“.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]

[grid_popup id=1283489]