O JN da última quinta-feira (17) usou o discurso do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, sobre as sucessivas ameaças do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a renovação da concessão da Globo.
VEJA ESSA
O telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos dedicou vários minutos sobre o assunto. “O ministro [Luís Roberto Barroso] não citou o nome de Jair Bolsonaro, mas listou uma série de atos do presidente considerados afrontas à democracia”, iniciou Renata.
A Globo, então, deu a palavra para o ministro: “Não foram apenas exaltações verbais à ditadura e à tortura, mas ações concretas e preocupantes”. Ele ainda mencionou as participações do “capitão” em eventos que pediram a volta da ditadura militar (1964-1985) e o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal).
Ainda no discurso que marcou a chegada de Luiz Edson Fachin como novo presidente do TSE, Barroso mencionou os ataques de Bolsonaro contra a imprensa e, em especial, contra a Globo.
“[Bolsonaro fez] Ameaça de não renovação de concessão de emissora que faz jornalismo independente e [esteve em casos de] agressões verbais aos jornalistas e órgãos de imprensa, entre outras”, disse.
Bolsonaro sugere briga para renovar concessão da Globo
Há alguns dias, em entrevista ao ex-governador Anthony Garotinho, o presidente ameaçou a não renovação da concessão pública da Globo enfaticamente.
“A renovação da concessão da Globo é logo após o primeiro turno das eleições deste ano. E, da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia”, explicou Bolsonaro.
“Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, revelou. As “informações” não foram ditas pelo político.
Confira:
O ministro Luís Roberto Barroso presidiu pela última vez uma sessão do TSE, depois de quase dois anos à frente da Corte. Ele defendeu a segurança do sistema eletrônico de votação e as ações de combate à desinformação: https://t.co/HMSrTn5L4l #JN
— Jornal Nacional (@jornalnacional) February 18, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].