Um repórter da CNN dos EUA foi pego de surpresa com o início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (24). Matthew Chance estava no alto de um hotel na cidade de Kiev quando testemunhou os primeiros bombardeios russos.
VEJA ESSA
O flagra do correspondente foi feito enquanto ele fazia um link ao vivo. O relógio na tela indicava que eram 5h10 da madrugada no horário local. O jornalista ficou abalado ao ouvir os primeiros grandes estrondos.
Ele não conseguiu esconder a apreensão, que se tornou cada vez mais visível assim que outros fortes ruídos eram ouvidos. “Acabei de ouvir uma grande explosão bem aqui atrás de mim. Eu nunca ouvi nada parecido”, disparou Chance ao âncora, que conseguiu contar entre sete e oito explosões naquele momento.
Direto do estúdio, o apresentador tomou a palavra ao perceber que o correspondente viu um risco iminente. O jornalista, no local da guerra, se abaixou rapidamente colocar seu kit de segurança contendo colete à prova de balas com identificação de membro da imprensa e um capacete.
“Há grandes explosões acontecendo. Não posso vê-las ou explicar o que são. Mas vou dizer-lhe que os EUA avisaram as autoridades ucranianas que poderia haver ataques aéreos e terrestres também em todo o país, incluindo a capital”, comentou o correspondente da CNN.
Matthew Chance ainda declarou: “Não sei se é isso que está ocorrendo agora, mas é uma coincidência notável que as explosões venham poucos minutos depois de Putin fazer seu discurso”.
Além da CNN Brasil, Globo acompanha tensão de perto
O público da Globo foi pego de surpresa, na madrugada desta quinta-feira (24), com um Plantão interrompendo a programação. Esta foi a primeira vez que a vinheta nova entrou no ar. A entrada aconteceu para anunciar a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Renata Lo Prete inaugurou a nova vinheta da Globo para dar as primeiras informações sobre a invasão da Rússia à Ucrânia. “O governo da Ucrânia acaba de declarar que começou o ataque russo ao país“, disse a âncora.
Durante a transmissão, a apresentadora do Jorna da Globo citou o posicionamento de Vladimir Putin, presidente da Rússia, sobre a invasão: “Qualquer um que criar insegurança para essa operação terá a resposta”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]