O Jornal Nacional, da Globo, desta segunda-feira (21), decidiu dedicar um momento para fazer mea-culpa por um erro exibido em 25 de fevereiro. No início dos conflitos da Rússia na Ucrânia, o JN mostrou imagens que circularam na imprensa de um tanque atropelando o carro de um civil na Ucrânia.
VEJA ESSA
“No início da invasão, no dia 25 de fevereiro, o Jornal Nacional publicou imagens emblemáticas: um tanque que mudou de rota e esmagou um carro. Na escalada da manchete daquela edição, dissemos que um tanque russo cometeu uma covardia brutal. E essa afirmação não tinha base suficientemente solida para ser feita. Foi um erro”, declarou William Bonner.
O âncora seguiu: “Passados 24 dias, todo o esforço exaustivo da imprensa resultou numa certeza: não é possível afirmar se o tanque estava sendo conduzido por russo ou ucranianos”.
“Por isso, e em respeito ao trabalho correto e dificílimo dos nossos colegas da Globo, é preciso fazer esse esclarecimento, ainda que tardio, com nosso pedido sincero de desculpas. O Jornal Nacional vai estar ainda mais atento em nossas apurações”, completou o jornalista.
Na cena, cabe lembrar, é possível ouvir sons de tiros. No momento seguinte, um tanque acelera pela avenida, passando por cima de um carro.
No #JornalNacional, William Bonner pede desculpas por erro cometido pelo telejornal ao afirmar q motorista de tanque jogado contra carro de ucraniano, era russo.
Mesmo após apurações, ñ se chegou à conclusão de q o motorista do carro de guerra era da Rússia ?? #JN
(? Globo) pic.twitter.com/LOc8tMzzKb
— RD1 – Rede de Famosos e TV (@rd1oficial) March 22, 2022
Globo revela bastidores do Jornal Nacional
Falando no noticiário, a equipe responsável pela conta do JN no Instagram revelou mais sobre os bastidores do telejornal mais visto do país. Em imagens divulgadas na rede social, Bonner e Renata Vasconcellos surgiram trabalhando em seus respectivos escritórios.
Depois da revisão das pautas e do trabalho antes da bancada, o Jornal Nacional mostrou o âncora na hora da troca de roupa e até o momento do almoço de Renata com o seu marmitex.
Em uma imagem, a âncora apareceu concentrada em frente ao computador, mas com um pequeno televisor ligado no noticiário da GloboNews.
“Como será a rotina de Bonner e Renata na redação do Jornal Nacional antes de entrarem no ar? Veja alguns momentos nos nossos bastidores! Qual o seu preferido?”, questionou o perfil.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]