Globoplay é denunciado e Ministério da Justiça toma atitude com A Usurpadora

Globoplay

Gabriela Spanic, protagonista de A Usurpadora; Globoplay vai precisar alterar a classificação indicativa da trama (Imagem: Divulgação / Televisa)

Mais uma novela presente no catálogo do Globoplay virou alvo de ação do Ministério da Justiça. Desta vez, A Usurpadora foi reclassificada pelo órgão, que tomou a decisão após uma denúncia.

No Diário Oficial, publicado nesta terça-feira (19), a pasta ligada ao Governo Bolsonaro, ressaltou que “foi recebida denúncia de cidadão especificando a existência de conteúdos inconsistentes com a classificação outrora atribuída”. Por causa do pedido, o órgão fez uma nova análise técnica.

Com isso, o Ministério “identificou conteúdos díspares em relação à classificação indicativa de ‘não recomendado para menores de 10 (dez) anos'”. A novela mexicana, portanto, teve a sua classificação indicativa alterada para “não recomendado para menores de 12 (doze) anos”.

Ainda no texto, o MJ salienta que a decisão foi tomada porque o folhetim contém “violência, droga lícita e de linguagem imprópria”. Ele ainda obriga o Globoplay a fazer a alteração em até cinco dias corridos.

Nas últimas semanas, a plataforma de streaming da Globo também precisou precisou alterar a classificação indicativa de O Cravo e a Rosa e de Marimar.

Estreia confirmada

O Multishow já está divulgando em sua programação os participantes do seu novo reality, Túnel do Amor, que estreia no próximo dia 27, com exibição simultânea no Globoplay. A atração, que tem Marcos Mion como apresentador, conta com dez duplas de amigos, que serão divididas em duas casas, com o objetivo de escolher, cada um para seu respectivo parceiro, o crush ideal para um date. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 22h30.

Gravação para especial

Carla Vilhena iniciou os trabalhos à frente de um especial de Dia das Mães para o SBT. Ontem (18), a jornalista, que até pouco tempo estava na CNN Brasil, teve um encontro com Eliana. Na casa da apresentadora, as duas conversaram sobre maternidade. Intitulado de Nossas Mães, o produto está previsto para o dia 6 de maio, no horário nobre da programação.

Alteração confirmada

Apesar de algumas rumores, a Globo não pensa em voltar atrás da decisão de deixar o Altas Horas entrando mais cedo na programação. Com o fim do BBB 2022, o programa de Serginho Groisman começará às 22h30, após a novela das 21h. A ideia é justamente fazer com que a atração mantenha a boa audiência do folhetim.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]