José Roberto Burnier chamou a atenção do público do SP2, telejornal local da Globo em São Paulo, com um pedido de ajuda comovente em nome dos moradores de rua. O âncora mobilizou uma equipe e flagrou situações assustadoras na madrugada da última quarta-feira (18).
VEJA ESSA
Na parte final do SP2, José Roberto Burnier convidou o público para uma reportagem comandada por ele pelas principais ruas da região central da capital paulista. “O frio nas ruas da capital”, exibiu a Globo na matéria.
O jornalístico destacou que “as baixas temperaturas escancaram drama de quem não tem um lar para viver”. A câmera da Globo mostrou pessoa envolvidas em cobertores simples e tremendo de frio.
Em um trecho, o jornalista da Globo exibiu o momento de uma forte ventania perto da sede da Prefeitura de São Paulo. As barracas posicionadas no local por pouco não voaram tamanha a força das rajadas.
Âncora da Globo desabafa e implora por ajuda
Após o material exposto, José Roberto Burnier pediu a atenção dos telespectadores e discursou de forma comovente:
“Com esse giro pela noite fria a gente percebe que existe uma rede de solidariedade das ruas do poder público e de entidade filantrópicas. Isso é louvável, mas fica claro também que isso não é suficiente, ainda mais quando o problema se agrava nessa onda de frio que estamos atravessando. E ainda não chegamos no inverno”.
O apresentador disse que “por isso é preciso fazer mais”, e completou: “É preciso que a sociedade e cada um de nós se importe verdadeiramente com essas pessoas”.
Burnier explanou que “nós não podemos nos acostumar com essas imagens de desespero, de fim de linha”, sem uma mobilização firme para o fim do problema: “Por isso, eu faço um convite: vamos nos envolver, engajar, ajudar com o que dá. Eu agradeço a sua atenção”.
Confira a repercussão na web:
#sp2 Parabéns José Roberto Burnier pela matéria em que pessoalmente foi a rua junto com repórter cinematográfico pelas entrevistas in loco. É é ótimo vê-lo firme e forte, abraço.
— Jorge Atoji (@jorgeatoji) May 19, 2022
Ver um jornalista como José Roberto Burnier na rua durante a madrugada mais fria do ano fazendo uma cobertura, me emociona.
— Beatriz ▪️ (@hellobeasales) May 18, 2022
Onde o José Roberto Burnier fez curso de teatro?
Quanta lamentação e encenação em reportagem no #SPTV!— Reinaldo Carrera (@ReinaldoCarrera) May 18, 2022
Matéria necessária hoje no #SP2 dessa quarta-feira
Parabéns José Roberto Burnier ??— Mara ? (@MarahBatista) May 18, 2022
Discurso profundo do jornalista José Roberto Burnier. #SP2
— Felipe ⚡ (@FePerSilva) May 18, 2022
#PadreJúlioLancellotti #SP2 Que reportagem do Bournier?????? Não podemos achar normal pessoas vivendo ao relento num frio desses ?
— Margareth Goes (@margarethgoes) May 19, 2022
QUE REPORTAGEM ??? O repórter Burnier finalizou o SP2 alertando sobre a necessidade de todos ajudarem as pessoas em situação de rua durante essa onda de frio em São Paulo!
— Fofoqueirinha (@Karolin74159526) May 18, 2022
Vendo o #SP2 abordando as pessoas em situacao de rua sendo amparados igrejas catolicas. Passa o @pejulio que é um exemplo, chorando pela morte de um morador que morreu de frio.
Onde está as igrejas evangelicas ? Onde está indo o dizimo que cobram se não é pra ajudar o proximo ?— Reh Lula 2022 ❤ (@Reliipe) May 18, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].