Galvão Bueno narrou momentos históricos do esporte brasileiro ao longo das últimas quatro décadas na Globo, e elegeu as três narrações mais marcantes da sua carreira no podcast PodFalar, Galvão. Ele citou o tricampeão Ayrton Senna e a Seleção Brasileira.
VEJA ESSA
Para o locutor, a primeira narração marcante foi o primeiro título mundial de Ayrton Senna, no Grande Prêmio de Suzuka, no Japão, em 1988. “Aquilo ali ficou marcado para mim”, entregou.
O apresentador do Bem, Amigos!, do SporTV, colocou o tetracampeonato mundial do Brasil na Copa do Mundo de 1994, nos EUA, como sua segunda maior narração. O grito de “É tetra!” foi ouvido pelo mundo após a vitória da seleção em cima da Itália, nos pênaltis.
A medalha de prata no revezamento 4×100 masculino nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, com o quarteto formado por Vicente Lenilson, Edson Luciano Ribeiro, André Domingos e Claudinei Quirino deixou o comunicador emocionado.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Galvão Bueno revela promessa feita após a morte de Ayrton Senna
Dentro do podcast, o jornalista expôs detalhes de como levou o corpo de Ayrton Senna da Itália ao Brasil. Dona Neide, mãe do piloto, pediu ao global que não deixasse que seu filho voltasse como parte do bagageiro.
“Dona Neide tinha me dito: ‘eu não quero que meu filho volte como uma bagagem’. E eu prometi a ela que isso não iria acontecer. Nós saímos de Bologna para Paris em um avião da Força Aérea italiana, e o comandante disse: ‘nossos heróis de guerra voltam assim'”, relembrou.
“Então não tinha como. Eu e Reginaldo Leme pedimos ajuda para o cônsul brasileiro na França. Ele disse que não podia”, recordou.
Galvão teve uma segunda ideia: “O caixão foi colocado ali com o corpo dele. Eu vi pessoas se arrastando no avião, passando por baixo das cortinas. Elas só queriam rezar”. Ayrton Senna morreu dia 1º de maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].