Babu Santana reflete sobre personagens estereotipados e discursa sobre representatividade racial

Babu Santana

Babu Santana reflete sobre personagens estereotipados e discursa sobre representatividade racial (Imagem: Reprodução / Instagram)

Babu Santana tem diversas premiações como ator, em meio aos mais de 70 trabalhos divididos na TV, cinema e teatro. Com toda experiência, o artista tem se mostrado cansado dos papeis estereotipados, refletiu sobre o assunto e ainda discursou sobre sua própria representatividade.

Em entrevista ao site F5, o ator entendeu que não conseguiu escapar do repertório de personagens marginais e que eles geralmente são jogados a atores negros. Por mais que ele tente fugir, tentou não ser tão radical:

Eu aceito esses personagens desde que eles estejam na dramaturgia de uma forma forte, significativa. Também não me interessa fazer um médico que vai falar duas coisinhas e não tem nenhum peso dramatúrgico na história. São duas vertentes”.

Outro incômodo para Babu foi o fato de que não vê tanta gente da sua cor no executivo do audiovisual, o que enxerga como a raiz de toda problemática:

Enquanto a gente estiver em menor número nessas áreas de criação, execução, ainda vamos viver esse drama de aceitar papéis que colocam os negros nesse lugar de estereótipo. Eu aceito [esses papéis], tenho que pagar as minhas contas”.

O também ex-BBB concluiu que poucos artistas pretos conseguiram o “poder” de negar esses papeis, e citou Lázaro Ramos, Ícaro Silva e Fabrício Oliveira como colegas que já fugiram dessa estatística.

A gente tem essas pessoas que hoje conseguem fazer essa transgressão de estereótipo. Nós estamos chegando lá e em breve vocês vão ver Babu Santana dirigindo, escrevendo. A gente já tem o Babu Santana diretor do Nós do Morro”, finalizou Babu, orgulhoso de ter crescido no Vidigal.

Babu Santana fala sobre carreira após BBB e faz reflexão

Em conversa com a Quem, o ator, que não chegou na final do programa, garantiu que encara sua participação como vitoriosa, já que por causa disso, ele ganhou uma nova perspectiva profissional.

Quando decidi participar, escutei meu coração. Estava num momento muito difícil da carreira, de grana e tudo mais. Eu pensei que fosse dar uma passadinha e acabei ficando”, pontuou.

Não ganhei, mas foi ótimo, excelente. Tem todo o carinho do público. O BBB me deu uma nova vertente na carreira, então eu sou eternamente agradecido”, disse.

Com a agenda cheia, Santana está em duas produções, a Central de Bicos, do Multishow, e O Jogo Que Mudou a História, do Globoplay. “No Central, eu sou o parceiro do Paulinho Gogó; e no Jogo Que Mudou a História, faço um dos fundadores de uma das facções aqui no Rio de Janeiro”, revelou.

Matheus Henrique Menezes
Escrito por

Matheus Henrique Menezes

Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.