Vídeo falso de William Bonner chamando Lula e Alckmin de ladrões viraliza entre bolsonaristas

William Bonner

Vídeo falso de William Bonner chamando Lula e Alckmin de ladrões viraliza entre bolsonaristas (Imagem: Reprodução / Globo)

Nos últimos dias, um vídeo em que o William Bonner supostamente aparece xingando o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, de ladrões, começou a circular nas redes sociais.

O vídeo tem 14 segundos e já acumula milhões de visualizações em algumas redes sociais. Porém, agências de notícia analisaram o conteúdo e ressaltaram que se trata de um deep fake. As imagens foram manipuladas com ferramentas de inteligência artificial.

Esse tipo de produção faz com que as pessoas pareçam dizer ou fazer coisas que nunca fizeram. No viral, uma tela presa aparece com as palavras: “O encontro de dois bandidos”. Posteriormente, entra a abertura do Jornal Nacional e William Bonner supostamente abre o telejornal com essa mesma frase.

Logo depois, a gravação corta para uma imagem em que Lula e Alckmin aparecem se abraçando. Enquanto isso, o âncora parece dizer: “Perdão, imagem errada. A imagem seria de outro ladrão, digo, de um ladrão de verdade”.

Milhões de pessoas já foram enganadas pela fake news envolvendo William Bonner e o Jornal Nacional

Enganadas, muitas pessoas compartilharam as imagens e até mesmo fizeram alguns comentários detonando os dois políticos. “Até que enfim falou um verdade, vivi para ouvir uma verdade vendo do William BONNER”, escreveu um internauta.

Por outro lado, o vídeo original já foi encontrado e se trata de uma edição do Jornal Nacional exibida no dia 12 de julho de 2021. Na reportagem que tem dez minutos, William Bonner mostra o arquivamento pela Justiça Eleitoral de São Paulo de uma das ações da Lava Jato contra Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT.

Confira o vídeo:

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.