A Globo acaba de abrir uma nova guerra contra fake news, em uma semana marcada pelo início oficial da campanha eleitoral. Em um discurso contra o que é propagado pelos bolsonaristas, a emissora defende o não compartilhamento de notícias sem verificá-las.
VEJA ESSA
Para a campanha, o canal líder de audiência aposta em vários rostos do seu jornalismo, sendo William Bonner, âncora do Jornal Nacional, o principal deles.
“Todo mundo hoje tem condições de espalhar uma mentira. Mas quem vai saber se é verdade ou mentira?”, questiona William Bonner, que abre a campanha da Globo contra a propagação de fake news.
Trabalho da Globo contra a propagação de fake news movimenta redações
O trabalho explica a ausência de Bonner da bancada do Jornal Nacional nas últimas semanas. Ainda existe mais trabalho produzido pelo jornalismo a ser exibido nos próximos dias.
“Elas usam uma roupagem jornalística para poder enganar as pessoas”, aponta Mariana Aldano. “O desafio da checagem é gigantesco”, destaca Renata Vasconcellos. “Como? Como assim? Quem falou?”, pergunta Delis Ortiz.
“Não dá apenas para acreditar numa pessoa. Eu preciso de documentos”, frisa Zileide Silva. “Desconfiar, desconfiar de novo, desconfiar pela terceira vez”, aponta Cesar Tralli.
Assim como em outras campanhas, o veículo de comunicação reafirma a frase que tem dado sentido ao trabalho contra as informações falsas: “O caminho para a democracia é a informação”.
Confira:
Grupo Globo abre guerra contra fake news na reta das eleições e faz orientações para que as pessoas não compartilhem notícias falsas sem verificá-las. #JN #BomDiaBrasil #JG #H1 #JH pic.twitter.com/Y7NRH4mF7L
— Site RD1 (@rd1oficial) August 17, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].